terça-feira, 2 de novembro de 2010

Qual a melhor estratégia para o DoN ( Double or Nothing ) ?



No mes passado fui premiado por mais um bônus grátis de $50 oferecido pela Poker Strategy.
Já havia ganho meu capital inicial de $50 quando me cadastrei na Poker Strategy, portanto esse era um novo capital inteiramente grátis que me foi oferecido sem nem eu ter pedido.
Fiquei super contente pois são poucas as pessoas que conseguem esse segundo capital inicial.
Mas como nada é tão simples, logo descobri que esse novo capital teria que ser usado nas mesas do William Hill Poker.
Achei uma boa oportunidade para conhecer essa mesa em que eu ainda não havia jogado.
Não vou me estender sobre a minha impressão sobre a William Hill porque isso vai ser tema de um novo artigo que estou escrevendo. Mas logo de cara deu para perceber que é uma sala com poucos frequentadores.
Como não queria deixar passar em branco esses $50 da Poker Strategy, resolvi descobrir como liberar essa grana para poder colocar em outra sala mais interessante para mim.
No Forum da Strategy descobri que eu teria que gerar $50 de rake para a grana ficar liberada.
Ou seja, teria que trabalhar meus $50 para gerar $50 de rake e conseguir libera-los e os lucros que porventura tivesse.
Estudei as opções que eu tinha, e vi que a que geraria esse valor de rake mais rapido seriam os Sit and Go - DoN ( Double or Nothing ), não que tivessem mais participantes ou que fosse mais fácil de lucrar, mas porque era o que gerava um rake alto.
Os DoN ( Dobro ou Nada ), são como o nome diz, você recebe o dobro do valor investido ( menos o rake ) se ficar entre os premiados, não importando se chegar em primeiro ou último. Nos DoN de 6 lugares são premiados os 3 primeiros, nos de 10 lugares os 5 primeiros.
Como o meu bankroll seria somente de $50, não poderia me arriscar em torneios caros, pelo menos não até meu bankroll estar mais alto, e teria que me contentar com os micro limites.
Tentaria jogar os DoN de $1,20 ( $1 com 0,20 de rake ) e com 250 DoN jogados conseguiria gerar os $50 de rake necessários para liberar o meu capital.
Mas o que inicialmente pareceria um raciocínio lógico logo se mostrou não tão lógico assim.
Primeiro que para ser lucrativo, esses torneios requerem uma estratégia diferente dos SnG ( Sit and Go ) normais, e com um rake tão alto ( 20% do valor base ) se você jogar 3 DoNs, vencer 2 e perder 1 você terá um lucro de somente 40c.
Ou seja, eu teria que ser pelo menos vencedor de uma sequência de DoN para poder ter algum lucro interessante.
Mas quem joga micro limits não pode querer grandes lucros a curto prazo, portanto resolvi seguir esse caminho e ver como me sairia, e também de quebra tentaria aprender a jogar bem esse tipo de torneio que até hoje somente havia jogado por diversão.
Comecei a jogar os DoN de $1,20 de 10 lugares e os de $1,20 de 6 lugares.
Logo de cara perdi alguns de 6 lugares e resolvi jogar só os de 10 lugares.
Como o número de jogadores na William Hill é pequeno, procurava os DoNs que estavam quase completando o numero de jogadores, e a maioria das vezes entrava nos DoN Turbo.
Então comecei a perceber a importâcia de saber como se jogar os DoN.
Os DoN Turbo os blinds sobem muito rapidamente. Se você não consegue uma mão boa, perder 1 ou 2 mãos é fatal para sua permanência no jogo.
Portanto se você é um iniciante nesse tipo de torneio fuja dos Turbos.
Os 20 primeiros DoN que joguei foram um fracasso total. Fiquei na faixa do prêmio em 9 e perdi 11, ou seja fiquei negativo $6.
Foi então que comecei a procurar extratégias e artigos sobre esse tipo de jogo.
Não existe muito material para estudo sobre DoN.
Os poucos artigos são interessantes mas não seguem um mesmo caminho.
Tentei adaptar essas estratégias à minha forma de jogar, e os resultados iniciais não foram muito animadores.
Mas a medida que fui me controlando e a seguir as regras comecei a ver os resultados.
A estratégia que estou seguindo agora me faz ser vencedor em 14 de cada 20 DoNs.
Não é ainda o ideal, mas acho que consigo chegar em 16 de cada 20 DoNs.
O que me parece seria uma ótima média.

Antes de jogar 
- Procure uma mesa em que o rake ( valor pago para a mesa ) seja 10% do buy-in ou menor. Evite as mesas que o rake seja 15% ou 20% do buy-in. A longo prazo essas mesas não são lucrativas.
- Respeite os limites de seu Bankroll. Se você quer jogar os DoN de $1, você deve ter no mínimo $50 de Bankroll. Ou seja tenha pelo menos 50 vezes o valor do Buy-in que deseja jogar evitando assim que você fique sem capital para jogar.
- Se você nunca jogou ou tem pouca experiência em DoN evite os Turbos. Os blinds sobem muito rápido e uma mão perdida pode te deixar com poucas fichas rapidamente.
- Observe os jogadores já inscritos no DoN, não entre se muitos regulares estiverem cadastrados, aqueles que estão em todos os DoN que você participa. Procure os DoN com jogadores recreativos.

Estratégia para o inicio do Jogo
- Quando os blinds estão baixos só jogue as mãos premium ( AA, KK, QQ, JJ ), nessa fase do jogo os valores de cada mão são muito baixos e não vale a pena entrar em mãos que se você for vencedor vai te dar um lucro muito pequeno, e por outro lado se você perder vai te tirar fichas importantes para a sequência do jogo.
- Evite os jogadores muito agressivos, deixe que eles se enrolem ou que retire fichas de outros jogadores, muitas vezes esses jogadores arriscam muito e caem rápido, outras vezes retiram 1 ou 2 participantes, facilitando as coisas para você.
- Nessa fase inicial, com uma mão boa ( AA, KK, QQ, JJ ) dê um raise pesado, 4 ou 5 BB, fazendo assim que os aventureiros desistam da mão, mas se mesmo assim alguém entrar, veja o flop se perceber que está com a segunda melhor mão desista. Não vale a pena arriscar tudo nessa fase inicial.
- Não pague nenhum raise, a menos que tenha um AA ou KK, nessa fase não vale a pena o risco pelas fichas que você pode ganhar.
- Se você conseguir nessa fase ficar com o triplo de fichas dos demais jogadores, fique off. Em 99% das vezes você vai ficar ITM sem precisar se arriscar.

Estratégia para o meio do Jogo
- Quando os blinds estão em 100/50 fichas, é importante roubar os blinds. Mas para isso é necessário saber quando e como. Faça os roubos quando estiver nas posições finais e se ninguém tiver dado raise. Faça também quando o jogador que está pagando o blind tenha uma quantidade de fichas iguais à sua.
- Nunca ataque o chip leader, a menos que você tenha uma mão monstro. Isso tambem vale para o jogador com menos fichas. Eles normalmente vão pagar, se você estiver blefando vai doar fichas que serão importantes para a sequência do jogo.
- Nesta parte do jogo já cairam 2 ou 3 jogadores. Portanto é só uma questão de tempo para você ficar ITM ( In the Money ). Lembre-se que para você ser premiado no DoN você não precisa ser o 1º, basta chegar na faixa de prêmio, chegando em 5º você vai ganhar o mesmo que o 1º. Portanto não corra riscos desnecessários.

Estratégia para o final do Jogo
- Neste momento já estamos na bolha. Falta somente 1 jogador cair para ficarmos ITM. Suar jogadas devem ser ser somente duas, Fold ou All-in.
- Nessa fase os blinds estão tão altos que você só precisa sobreviver. Se você conseguir ganhar 1 mão já pode ser suficiente para chegar ITM. o Fold é a melhor opção a menos que você seja o último e vá cair na mão seguinte, então um all-in com Ax pode ser uma boa jogada.
- Nesse momento do jogo, se você está entre os 4 primeiros dê fold direto, até com mãos premium, deixe os outros cairem. Eles mesmos vão se enforcar sem precisar que você se arrisque.

Bem, essas são as estratégias que estou usando nos "Double ou Nothing".
Espero que ajude vocês a conseguirem bons resultados nas mesas.
E o mais importante, mantenha a calma o tempo todo. No DoN é fundamental manter a calma e não entrar em "Tilt".

Nos encontramos nas mesas de DoN. Boa Sorte !!!

Um comentário:

  1. Artigo essencial para DoNs. Não deixe de ler. Contem idéias, baseadas na dinâmica e ICM sobre o jogo, cruciais para um bom resultado.

    http://www.maisev.com/forum/sit-gos-double-nothing/40127-artigo-tenha-sucesso-em-don-com-10-dicas-e-5-conceitos-ou-quase-isso.html

    ResponderExcluir