sábado, 10 de março de 2012

Jogando AK Fora de Posição








Jogando AK fora de Posição

Por: Jon “Pearljammed” Turner

As e Reis pode ser uma das melhores mãos inicias no pôquer, mas você deve jogá-la de forma correta em cada posição para ser paga – especialmente nos primeiros estágios de um torneio.
Recebê-las nas primeiras posições nos adiciona outro desafio. Mas se você apostar de forma consistente e mantiver seus olhos nos oponentes, você estará apto a ganhar mais que alguns potes quando você tiver o “Big Slick”.
Para começar, vamos pegar os primeiros estágios de um torneio. Vamos supor que eu tenha 3,000 fichas e os blinds são 20/40, e eu estou na primeira posição com AK. Eu vou aumentar para 120 supondo que muitos jogadores irão pagar. Independente da minha posição, essa é uma boa situação. Com apenas duas pessoas pagando, eu suponho que tenho a melhor mão.
Supondo que o flop venha A ou K – x – x. Eu devo ser cuidadoso para não sobrevalorizar a minha mão aqui. Se eu faço um check-raise está óbvio que eu acertei algo e eu estarei expulsando algumas mãos mais fracas que a minha que eu poderia manter na mão caso eu apenas aplique o check/call. A melhor jogada aqui é evitar o slowplay e sair aplicando uma aposta contínua (continuation bet) como eu faria em qualquer outro tipo de flop. Isso não ajuda apenas a construir o pote como evita que meu oponente ganhe uma carta grátis que pode me custar caro mais tarde.
Se eu receber ação de algum oponente após sair apostando, eu provavelmente peço mesa no turn. Fazendo isso, eu posso controlar o tamanho do pote e induzir o oponente a blefar com mãos fracas. Se meu oponente pedir mesa após, eu posso apostar no river por valor e tentar ser pago com mãos como um par de valetes ou par de dez. Se meu oponente tiver um As mais fraco, pedir mesa no turn e apostar no river também é um meio de extrair mais dinheiro desse oponente.
Se meu oponente apostar no flop e apostar após eu pedir mesa no turn, eu vou apenas pagar sua aposta e esperar pelo river. Novamente, check-raise não é uma boa jogada, pois eu irei expulsar mãos mais fracas e me custará muito dinheiro quando eu estiver enfrentando uma mão forte.
Se eu sair apostando no flop e for aumentado pelo meu oponente, eu normalmente irei apenas pagar e analisarei o turn. Eu raramente irei fazer um aumento em cima dele, pois normalmente ele tem mãos fracas que ainda podem colocar mais dinheiro no pote. Uma situação aonde eu irei aumentar, independentemente, é quando eu enfrento um jogador que freqüentemente supervaloriza suas mãos – especialmente quando ele tem um par de As. Se eu estou enfrentando oponentes como esses, eu posso aplicar um all-in nele para que ele pague estando atrás.
Assumindo que eu apenas paguei um re-aumento dele no flop, eu irei pedir mesa no turn como eu fiz no exemplo anterior. Se meu oponente pedir mesa no turn após eu ter feito o mesmo, eu irei apostar meu AK no river por valor e espero ser pago. Se meu oponente apostar no turn após eu pedir mesa, então eu tenho uma decisão difícil. Se ele está aplicando um second barrel (apostar no flop e no turn) eu posso ter certeza que ele segura uma mão forte como uma trinca e que ele tem uma boa idéia do que eu estou segurando. Isso é especialmente verdade se eu estou enfrentando um jogador experiente.
Eu posso desistir do meu AK aqui para esperar uma oportunidade melhor para apostar minhas fichas ou talvez eu possa pagar dependendo do tamanho da aposta e algum histórico que eu tenha contra esse jogador. Se eu pagar e ele apostar forte novamente no river, eu irei desistir assumindo que raramente ele fará três apostas blefando ou estará apostando com um kicker pior que o meu.
Uma situação aonde eu não quero pedir mesa no turn é se o flop veio K –x –x com duas cartas do mesmo naipe. Nessa situação, eu saio apostando se a carta que completa o flush não vier para proteger a minha mão de um possível flush no river. Se meu oponente tiver uma trinca ou alguma outra mão que esteja me vencendo, ele irá fazer um aumento sobre mim protegendo a mão dele. Isso complica as coisas ainda mais, pois eu devo pensar muito bem o que meu oponente tem para saber qual decisão tomar. Se eu pensar que ele realmente tem uma boa mão ou que ele é um jogador sólido eu irei desistir e irei procurar uma situação melhor.
AK é uma mão muito poderosa, mas ela também pode ser perigosa – especialmente se você está jogando das primeiras posições. Aplicando a aposta contínua no flop você pode ter uma idéia de quão forte ou fraco os seus oponentes são e assim planejar quais serão suas jogadas posteriores. Dependendo se seu oponente pagar ou aumentar, pedir mesa no turn e apostar no river por valor pode lhe render algumas fichas extras, ou lhe poupar algumas fichas caso você seja forçado a desistir com uma mão forte.

Artigo publicado originalmente no site MagicPoker

Nenhum comentário:

Postar um comentário