sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Representando uma Mão

Representando uma Mão

Por Shaun Deeb

Shaun Deeb é conhecido por seus excelentes resultados em torneios, assim como sua habilidade de articular estratégias. Este artigo é uma tradução de uma entrevista de Shaun Deeb para o site PokerNews sobre uma mão que ilustra bem um importante conceito: representação de mãos.

Torneio: €5,000 buy-in six-max
Blinds: 100-200 with a 25 ante

Mão

Naquela altura, eu tinha 70,000 e a média estava em 30,000, ou seja, estava com bastante fichas naquele momento. Eu estava fazendo raise em um bom número de pots, e nesta mão eu fiz um raise para 525 com Q-J off no high-jack (uma posição antes do cut-off, duas antes do botão). O cara à minha esquerda tinha mais ou menos 30,000 e pagou, o botão pagou, o SB pagou e o BB pagou.

O flop veio KT7 colorido. O small blind apostou 1,550 com um stack de 25,000. O big blind largou e eu paguei. Eu poderia ter feito qualquer coisa nesse flop colorido. Eu definitivamente penso em fazer raise contra vários adversários. O botão rapidamente fez raise para 3,500, o que é bastante forte, considerando o tamanho de nossos stacks e a textura da mesa. O small blind pensou e pagou. A esta altura, eu sei que vou pagar, mas eu penso um pouco para parecer que não tenho a mão que tenho. Considerando quão deep nós estamos e que eu estou com um draw para o nuts, se eu fizer um 3-bet aqui, vai parecer forte, mas acho que se um cara tem um K-T ou um set de setes ou algo forte, não iria fldar para meu 3-bet. A única mão que largaria seria um par, e não há muitos draws. Se eu fizer 3-bet, as mãos que eu quero que estejam no pot caso eu acerte vão fazer 4-bet em mim.

O turn trouxe um jack, trazendo o backdoor flush-draw, e aí algo bem interessante aconteceu. O small blind decidiu apostar 3,200 em um pot que estava em torno de 12,500 ou 13,000, ficando com um stack de 15,000. Agora eu sei que o botão tem o que considero uma mão muito frte. Estou pensando em alguma maneira de fazer o small blind foldar para que eu possa ficar heads-up com o botão, e/ou representar uma mão mais forte para fazer um rei foldar. Eu acabo fazendo raise para 10,600. O botão pensou durante um minuto e meio. Ele está em uma posição ruim. Eu poderia ter A-Q, Q-9, ou 8-9. Eu tenho todos os straights em meu range, e ele quase nunca tem um straight no range dele.

Se o river não trouxesse nada útil, eu estava planejando fazer um shove se fosse pago. O botão pagou. Então o small blind começou a pensar, e ele está se sentindo mal. Fico achando que ele vai foldar oito-nove porque está pensando que o botão tem um set e eu provavelmente tenho A-Q. Ele folda e o river traz um Ás. Eu sei que o botão não tem uma rainha em seu range, mas não tenho certeza se ele sabe que eu sei disso. Eu normalmente iria com uma value bet aqui, mas já que a mão dele era tão obscura, eu achei que ele poderia decidir fazer um hero-call com um set se eu fizesse um shove de 40,000, o que é um pouco mais que o pot. Ele pensou um pouco antes de foldar. Eu mostrei o valete, e a mesa foi a loucura. O small blind ficou irritado porque ele largou a melhor mão, disparada, no turn.

Qual era sua imagem na mesa antes desta mão?

Minha imagem é normalmente bem agressiva. Eu sou bastante reconhecido nas mesas, então acho que três ou quatro jogadores sabiam quem eu era. Já que eu cheguei na mesa com 60,000, com o stack inicial sendo 15,000, provavelmente pensaram que eu era bem ativo.

Vamos recapitular. Pode me falar o que estava passando pela sua cabeça no flop e no turn?

No flop, eu basicamente pensei comigo, 'eu tenho oito outs para o nuts.' Era muito improvável que um dos outros adversários tivesse Q-J do jeito que as apostas aconteceram. Era improvável que o botão fizesse raise com aquele draw, e muito difícil que o small blind vá abrir a aposta com aquele draw. Já que foi esta a maneira que a mão se desenrolou, eu fiquei confiante que meus outs eram apenas meus. Eu também pensei que iria ser pago. Pelas apostas terem sido baixas no flop, eu poderia representar qualquer gutshot draw se uma rainha ou valete caísse no turn, e aí eu poderia vencer o pot. Se um rei ou dez viesse, eu poderia fazer um blefe também. Eu tinha boa posição e um bom stack para fazer um blefe em cima de uma mão melhor. Se alguém tivesse A-K, existiam algumas combinações que me permitiriam fazê-lo foldar. Não importa o que viesse, eu poderia representar. Se viesse um dez, poderia representar trips e agir como se eu tivesse A-10 e tivesse pagado o flop-raise porque o preço tava muito bom.

Isso era tudo que você poderia representar de forma crível, correto?

Sim, em relação ao turn, eu sou basicamente a pessoa mais provável a ter A-Q. Se eu fosse o pre-flop raiser, eu estaria fazendo call, call. Eu estava deep o bastante e conseguindo o preço certo no caminho. Quando o small blind abre o flop, eu posso fazer float com um gutshot e overcard, ou ficar pensando que eu tinha a melhor mão. Do jeito que a mão aconteceu, eu estava certo de que não importa o que acontecesse, eu iria convencê-los que tinha um gutshot e que o tinha acertado no turn. Este era meu objetivo. Estávamos 300 big blinds deep, então para que as pessoas fizessem call com o quinto ou sexto nuts, que é o caso de um set no caso, seria muito, muito difícil. Então mesmo que o river não ajudasse, eu planejava fazer shove. Não sei se ele teria foldado ou não, mas poderia ter funcionado. Se não funcionar, não funcionou, mas acho que o teria colocado em uma situação bastante ruim.

Então mesmo que o river fosse irrelevante e ele pensasse e pagasse, você se sentiria bem em relação a jogada?

Sim, eu percebi que ele iria achar possível que eu tinha Ás-Rainha. (risos) Mas se se ele tivesse insta-call no river, eu me sentiria mal.

Quais são os aspectos mais importantes a ter em mente quando você está fazendo uma jogada assim, e você está tentando representar uma mão?

Basicamente, quando você está representando, você tem que fazer contra um jogador competente, que pense e que irá colocá-lo em um range, esteja você blefando ou apostando por valor, e interpretar o que eles acham que suas apostas significam. Quando fiz raise no turn nesta mão, eles vão interpretar como se eu tivesse melhorado minha mão de alguma maneira. Eu poderia ter pegado um par, um set, um flush draw, ou um straight. Existem vários tipos de mão que eu poderia ter. Era isto que eu estava tentando fazer. Todas as mãos que melhoravam no turn estavam em meu range, mas não no deles, porque eles representaram bastante força no flop, e nenhuma mão que representasse força no flop iria gostar da carta do turn. A não ser que fosse oito-nove, mas oito-nove ainda era o terceiro nuts. A beleza desta mão é que eles nunca tem o nuts. Nesta situação, mesmo que eles tivessem mãos relativamente fortes, de acordo com a linha que tomei, a mão deles era boa o suficiente apenas para pegar um blefe.

Que erros você vê iniciantes fazerem ao tentarem representar mãos?

Você tem que perceber, e muitos profissionais mais antigos dizem isso, que quando você faz um blefe, tem que tornar a história plausível. É simples assim. Se alguém viu você apostar com um flush draw várias vezes, mas em certa mão você paga e faz raise no river quando acerta o flush, sua linha não vai fazer sentido. Baseado na maneira que a mão se desenvolveu, as posições, os ranges pre-flop e a maneira que eles se ajustaram de acordo com a progressão da mão, eu sabia que a carta no turn era uma boa carta para blefar. É tudo relacionado a textura da mesa e entendendo como o range de mãos muda com cada carta que aparece na mesa.

Publicado originalmente no site TLPoker

Nenhum comentário:

Postar um comentário