segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Poker Social

Tornar o Poker Social e Tornar as Derrotas Divertidas

Por Barry Carter para o PokerStrategy 

 

Parece que, depois do que pareceu uma eternidade, o poker a dinheiro real no Facebook está para breve.

No que diz respeito às redes sociais, o Poker sempre andou uns passos atrás no tempo e com tanta ambiguidade em torno da legalidade do poker em quase todos os países, dificilmente poderás condenar o Facebook ou as operadores de poker por avançarem com tanto cuidado.

Esta semana, a PokerStars lançou a versão beta da sua aplicação para o Facebook, atualmente apenas para dinheiro fictício. Ao mesmo tempo, a Zynga Poker revelou o seu produto a dinheiro real que tem lançamento previsto para os primeiros meses de 2013. 
 
PokerStars vs Zynga

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A Zynga Poker tem
38 milhões de utilizadores  
Isto criou uma fascinante batalha num mercado onde até agora não havia concorrência. A PokerStars, gigante do poker a dinheiro real, aparece agora para fazer frente aos líderes dos jogos nas redes sociais, a Zynga.

É difícil dizer quem se encontra numa posição mais vantajosa. A PokerStars domina o poker a dinheiro real e, provavelmente, tem 99,99% da base de dados dos clientes ativos que jogam a dinheiro real nos seus registos.

Por outro lado, a Zynga tem a maior de todas as bases de dados de poker, com aproximadamente 38 milhões de jogadores de dinheiro fictício. Ambos têm posições fortes, mas isto é como comparar maças com laranjas, e é muito difícil dizer quem irá sair por cima.

A maioria das pessoas concorda que isto é bom para a indústria, independentemente do que venha a acontecer. Pode torná-la mais competitiva, pode atrair novos jogadores para as mesas e certamente tornará os jogos mais fáceis.

No entanto, eu acho que a história mais interessante que surge com isto tudo não é a luta entre estes dois gigantes, nem a possibilidade de eles abrirem as portas para um novo público de jogadores, mas sim o facto da diversão voltar a ser um elemento inerente ao poker.

Gamificação

Uma das coisas que se destaca na aplicação da PokerStars para o Facebook é a inclusão de elementos de "gamificação". Não se resume a ganhar fichas, vais ganhar Pontos de Experiência, completar desafios e acumular conquistas (não muito diferente do nosso software do Sidekick) como, por exemplo, ter 10 amigos, jogar cinco dias consecutivos ou acumular coisas da Loja de Itens.

Mas o poker já é um jogo, por que precisa ele de mais elementos adicionados ao jogo?

Estes jogos dentro do jogo são projetados para melhorar a experiência global do utilizador. Eles retiram ênfase ao dinheiro e aumentam a diversão de quem joga. Podes divertir-te ao bateres os teus amigos numa mão ou enquanto alcanças um determinado conjunto de conquistas.

A PokerStars não é a única operadora a adotar esta estratégia. A Ongame também anunciou esta semana que está a lançar as "Recompensas Imediatas", onde os jogadores ganham prémios por determinadas realizações como, por exemplo, receber uma determinada mão, de forma a melhorar a experiência global.

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É muito mais do que apenas ganhar e perder

Tornar as derrotas divertidas

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Apenas uma pequena
quantidade de jogadores ganha
Isto é especialmente importante no poker, porque perder é o que vai acontecer mais vezes neste jogo, ao contrário de muitos outros jogos. Os melhores jogadores perdem a toda a hora e este é um dos únicos jogos onde podes jogar de forma perfeita e não seres recompensado por isso.

Os jogos de sorte e azar são tão populares porque quem os joga diverte-se, mesmo quando estão a perder.

Se colocares nove principiantes na mesma mesa pela primeira vez, as chances são que um ou dois deles (os vencedores) fiquem apaixonados pelo jogo, enquanto os restantes provavelmente perderão logo o interesse.

É muito provável que, para grande parte de nós que gostamos de poker, as coisas no início tenham corrido melhor do que o esperado e durante tempo suficiente para que continuássemos interessados no jogo.

Se queremos que mais pessoas se interessem e ganhem gosto pelo jogo, para além daqueles que tiveram sorte de principiante, precisamos de tornar as derrotas mais divertidas. É por isso que eu gosto destes elementos de gamificação, pois eles adicionam mais diversão e sentido de realização ao jogo, para além do simples objetivo de ganhar o máximo dinheiro possível.

O atual modelo de marketing do poker coloca muito ênfase ao prazer de ganhar. Tendo em conta que a maioria dos jogadores são perdedores em qualquer sessão, não podemos esperar que todos morram de amores pelo poker enquanto não mudarmos a atitude em relação ao perder.

Estou muito entusiasmado para ver até onde a Zynga, a PokerStars e o Facebook vão levar o poker nos próximos 12 meses, mas isto é só uma parte da história. No final de contas, a maioria dos jogadores de poker são perdedores, mas talvez não precisemos mais de fazer com que eles se sintam como perdedores.


 

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