sábado, 11 de maio de 2013

Por que usar um Tracker de Poker ?






Por MarcioCP

 A primeira vez que ouvi falar de um programa que auxiliava um jogador nas mesas de Poker, confesso que pensei besteira. Veio a minha mente um programa que fraudasse as cartas e que fizesse com que as mesas ficassem suspeitas.
Ledo engano, programas podem auxiliar jogadores sem que isso seja uma trapaça.
Quando você está disputando uma mão com um jogador, você analisa-o da maneira que pode, usando sua mente como um registro do que tal jogador fez anteriormente para traçar um paralelo com a mão atual e assim concluir, por dedução, o que o jogador fará.
Mas, jogadas centenas, às vezes milhares de mãos, fica difícil guardar na memória cada passo dado por dezenas de jogadores que desfilaram a nossa frente.
“Já joguei com esse fulano!” — pensei, mas, faz tanto tempo que não me recordo de como ele jogou.
Antes de minha vez, o jogador fez um raise pré-flop de 2 BBs no UTG+1, algo que vejo como movimento ruim e de jogador "loose agressivo" (pensamento geral, suponho).
Eu tinha um AQs no CutOff, fiz call sem pestanejar. O Flop Q92 (raimbow) me colocou à frente do jogador que eu havia considerado loose, salvo trincas ou dois pares.
Ele resolveu dar um raise de 1 BB, o que vi como uma "donkbet". Respondi com um reraise de ¾ do pote, e ele fez call. Mantive, então, a visão de ser ele loose, agressivo, provavelmente calling station.
O turn trouxe uma carta neutra, sem conexão com sequência. Uma nova "donkbet", dessa vez 3BBs, me deixou alerta, poderia ele ter um par baixo, tentar dois pares ou estar trincado. Diminui o passo sem demonstrar fraqueza com uma resposta inferior ao que já tinha feito. Resolvi manter o perfil agressivo e fiz uma nova 3bet, porém, apenas triplicando as 3BBs dele, o que considerei razoável. Meu vilão novamente deu instacall.
O river, porém, me encheu de confiança, com um Ás neutro, descartando flush ou sequência.
E lá estava eu, AQs, dois pares na board e com o comando da mão.
Era hora da armadilha. Porém, ainda me preocupava dele ter uma trinca ou um par baixo e estar me dando corda. Naquele ponto, ele parecia indeciso, deu apenas um check. Provavelmente, nesse ponto um jogador mais experiente (na época, eu jogava há pouco mais de 1 ano) imaginaria se o jogador tinha um AA e estava fazendo slowplay no pre-flop, porém, isso nem me passou pela cabeça.
Um allin me veio a mente. Mostrar poder com o A no river, ou fazer uma armadilha e apostar baixo no river, esperando que ele tivesse acertado o A ou que tentasse blefar no A. Achando que eu era o vencedor da mão, fiz exatamente isso, betei ¼ do pote torcendo para meu oponente me 3betar. Para minha surpresa ele apenas deu call.
Pensei, — Pelo menos puxo um pote razoável, já que não consegui fazer ele ir a allin comigo. — pois é, como vocês já devem imaginar, ele abriu um AA. Não era de forma alguma algo que eu esperava ele ter na mão, poderia ate ser batido por uma trinca, estava preparado para isso até, porém nunca de Ás.
Passei a observá-lo e só então percebi que ele era um jogador "tight" e metódico, passava varias mãos sem jogar, quando jogava ou apostava baixo, ora apostava 2 a 4BBs, mas sempre abria um range entre JJ-AA, variando para 99, TT, AJ, AQ, AK. Nunca mãos diferentes, nunca pares abaixo de 99. Ele não era um loose como eu pensava erroneamente pela aposta de miniraise pré-flop, era exatamente o oposto.
Aquela altura resolvi testar um "tracker", instalei o "Poker Tracker 4".


              Passei 10 dias entendendo e fuçando nele para ver em que momentos ele seria útil para mim.
Eis que, poucos dias depois, encontro o mesmo jogador numa mesa de cash.
O HUD (head up display), essa ferramenta maravilhosa que o Tracker nos dá, indicava exatamente o tipo de jogador que ele era, baseado nas mãos que eu havia jogado com ele. Porém, o Poker Tracker acusava que já havia jogado mais de 500 mãos com ele, coisa que na vez anterior não teria sido possível.
Percebi que o banco de dados guardava outras mãos anteriores sobre esse jogador e que não me haviam chamado a atenção. Os dados do HUD poderiam ter me preparado melhor para enfrentar esse oponente, eu teria outro procedimento ao enfrentá-lo se achasse que ele era tight e não loose, o que o HUD havia deixado bem claro.
Bem, isso foi apenas uma das indicações claras de como o programa iria me auxiliar futuramente.
Jogar uma mesa, seja de cash ou de torneio, onde você pode se concentrar e prestar bastante atenção nos movimentos dos oponentes com um tracker é muito bom. Você tem um resumo que te indica um caminho a seguir, uma “memória auxiliar”.
Mas, imagine que você está grindando e jogando 8, 10, 12 mesas de cash ou de torneio ao mesmo tempo! Em que momento você poderia prestar atenção a como jogam 80, 90, 120 jogadores que estão disputando mãos com você numa razão de, digamos, 100 mãos a cada 3 minutos? Sim, isso é impossível, então é nesse ponto que um HUD se torna imprescindível para o jogador online que quer realmente extrair dinheiro de sessões grindadas.


              — Mas ele só me dá isso? — pergunta você.
Não, um tracker de poker é um programa mais profundo, ele mostra replays das mãos jogadas, indica uma verdadeira e profunda pesquisa em um jogador, ainda coloca Notes automático para lhe guiar (e nesse ponto, devo dizer que, dos trackers que testei, o "Poker Tracker 4", se mostrou o melhor e mais claro para notes em jogadores – o que não impede você de editar e colocar seus próprios notes).
Além de agregar vários outros programas dedicados a ajudar você que joga poker online, que levaria esse post a ser maior do que já é para listar e enaltecer as qualidades e vantagens de se utilizar esse programa. Mesmo que você pense que ele é complicado e com muitas ferramentas, só o HUD, controle de caixa, variadas formas de exibir dados (seja ate por meio de gráficos) já vale a utilização, e é talvez a parte mais intuitiva (apesar que o próprio programa é bem intuitivo em seu total).
Para jogadores iniciantes, já basta essas ferramentas mais utilizadas diretamente. O HUD. Mais leve que seus concorrentes, mais direto, totalmente reconfigurável conforme suas necessidades de informações a respeito do vilão, e uma coisa que gosto, ele fica desvanecido (meio invisível) na mesa, até que você posicione o mouse e ele então acende os dados para serem bem mais visível, isso não descaracteriza a mesa, não que outros não se preocupem com isso, mas no PT4, já vem configurado, um agrado aos olhos do jogador já de fábrica.


Bem, a idéia era dar um depoimento sobre o programa que estamos disponibilizando através do PokerManiaBR.
Espero ter ajudado a todos, explicando minha experiência com o PokerTracker 4. Eu recomendo. Outra era salientar que, você jogador de Poker OnLine, hoje tem essa Ferramenta, e, seguramente, seus adversários também. Não é só um auxílio para quem joga muitas mesas, ele também mantem em pé de igualdade os jogadores. Se você não tem um tracker lhe auxiliando como memória de suporte, tenha certeza, 80% dos seus vilões têm.
E você então pode pensar: — Claro que você recomenda, o PokerTracker 4 é parceiro da PokerManiaBR! — Sim, exatamente. O Poker Tracker 4 é um programa que confiamos nosso nome para divulgar. Baixe ele Gratuitamente, para teste por 30 dias, e verifique que não estamos exagerando.

Grande abraço a todos, e boas mesas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário