segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Foldando QQ Pré-Flop


Foldando QQ Pré-Flop na WSOP

Durante um evento da World Series, tive que jogar fora uma mão premium

Por Felipe Mojave para a RevistaFlop


Fala, pessoal da Flop, tudo beleza?
Nessa edição vou contar pra vocês uma mão muito interessante que aconteceu comigo durante um dos eventos de $1K da WSOP 2010.
Estávamos no Dia 1 com blinds em 150/300 ante 25. Eu tinha um stack de 22.500 fichas, – bem maior que a média (o starting stack desse evento era de três mil fichas). Minha imagem perante meus oponentes era bem agressiva e eu estava dominando bem a mesa.

Havia um jogador (terceiro à minha esquerda) que estava aplicando inúmeros 3-bets e 4-bets contra mim. Minha impressão sobre ele era que não tinha capacidade de identificar tantos spots assim para arrecadar fichas e que ele realmente estava saindo com grandes mãos coincidentemente quando eu estava na ação.
Ja era a quinta vez que esse jogador havia me aplicado um re-raise e eu continuava dando fold. Muitas vezes eu passei bons jogos, como TT e AQ. Foi quando, na última mão desse nível, eu estava no CO com QQ e abri para 750. O botão aplicou um 3-bet para 2.500, e o jogador em questão, do  BB, foi all in de 16.500.

Nessa hora um filme enorme começou a passar pela minha cabeça. Eu sabia e tinha 100% de certeza que ele só me voltaria a aposta com jogo, ainda mais nessas condições (com um re-raise no meio). Acontece que era a sexta vez que esse cara fazia essa jogada e ele era meio despojado com uma cara de maluco (lol). Mesmo assim, eu sabia que ele tinha jogo.
A questão aqui era identificar se o jogo dele era maior ou menor que o meu, pois das últimas vezes que ele re-aumentou as apostas contra mim, eu não tinha um jogo tão forte quanto QQ.

Havia a chance, também, de o botão (que estava no meio) ter um jogo muito forte, pois ele nunca tinha me voltado durante o torneio todo. Mas pelo grande número de mãos que eu vinha jogando, eu tinha certeza que o range dele já era muito maior para me voltar um aumento do CO.
 
Enfim, a situação era bem complicada, pois ou eu ficaria gigante ou short-stacked. No final das  contas, eu acreditei fortemente na minha teoria de que aquele jogador do BB não seria capaz de  aplicar uma quantidade tão grande assim de moves contra mim e que realmente estava tirando uma mão forte atrás da outra. Resolvi optar pelo fold, contando com esse histórico, pois não acreditava
que ele estivesse fazendo aquilo com JJ. Então, sobrariam apenas AK, QQ, KK e AA como opções, sendo que eu estava perdendo para duas e empatando para as demais mãos, ou seja, nunca ganhando (se eu estivesse correto na minha leitura).

No momento em que fui dar o fold, eu estava um tanto quanto “de saco cheio” daquele cara estar me voltando tantas vezes assim e fiz questao de mostrar o quão grande era o meu fold, ou seja, acabei dando fold aberto no meu QQ.
Nesse mesmo momento eu lembrei que havia outro jogador envolvido na mão! (o botão que me fez o 3-bet).
Vocês não imaginam como esse cara ficou “P” da vida quando viu minhas cartas! Ficou perguntando
porque eu havia mostrado meu jogo se a mão ainda estava sendo jogada e eu disse que foi sem querer, pedindo desculpas.
Enfim, esse cara resolveu dar fold aberto também e mostrou AQs. Aí então foi a vez do cara que deu 4-bet, chamar o diretor de torneios e contar para ele a historia inteirinha do que havia acontecido. No meio da conversa, esse cara, muito possesso, mostra suas cartas reclamando muito da minha ação, em dois pontos.

O primeiro era: como eu fui capaz de dar fold em QQ naquela cirscunstância? (Nada a ver com regra do jogo.)
E o segundo era que eu acabei induzindo o botão a dar fold, porque depois do cara ter visto que duas de suas Damas estavam fora do baralho acabou dando fold, sem contar que eu havia foldado um jogo maior que o dele, forçando o cara passar também.

Foi um fold sensacional mesmo, pois o cara tinha KK. Assim que o botão viu as cartas ele me falou de canto: “Você me salvou, achei que o cara estava aplicando um mega squeeze outra vez.”
O diretor de torneios pediu para eu levantar, me deu uma punição de uma órbita completa fora do jogo, dizendo que não era para eu ficar bravo com a punição, mas que essa era realmente necessária pelo constrangimento que tinha causado. E, no final, ainda me deu parabéns pelo fold! Hahaha.
 
O pessoal do pokernews americano estava cobrindo essa jogada e a colocou na cobertura. No final das contas, foi tudo muito engraçado. Obviamente eu fiquei muito contente com o fold que fui capaz de fazer, mostrando que meu raciocínio estava muito certo (o que importa, no final das contas).
 
Um grande abraço a todos os leitores da Flop e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário