quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Jogue a sua Mão como Ela Merece


Jogue a sua Mão como Ela Merece


Por Fabio Eiji 


Um erro muito comum de jogadores iniciantes é jogar sua mão de maneira mais forte do que ela merece. Chamamos isso de overplay. Esse erro acontece porque o jogador não domina corretamente os conceitos de motivos pra apostar e range. Vamos repassa-los rapidamente: 

Uma aposta, no poker, necessita de um MOTIVO. Existem apenas três motivos pra se apostar: valor, blefe e recolher o dinheiro morto. Nada além disso é motivo pra se apostar: informação, proteção, bloqueio, intimidação, etc; são conseqüências e efeitos da aposta, e não motivos. 

Uma aposta por valor é aquela que visa receber ação de mãos piores. Aí, temos duas variações: aposta por valor esperando um raise, que é aquela em que o jogador tem o nuts ou seminuts ou induz a blefes; e a aposta por valor em que o jogador não espera o raise, tentando extrair basicamente do range de call. 

Já uma aposta por blefe é aquela que visa receber fold de mãos melhores. As variações são o blefe total e o semiblefe, no qual o jogador ainda tem possibilidades consideráveis de melhorar sua mão, como draws. Aqui, cuidado! “Não existe outro jeito de ganhar a mão” não é motivo suficiente pra apostar por blefe, ou seja, o oponente deve ter mãos em seu range que certamente foldarão para sua aposta ou aumento. 

Recolher o dead money geralmente é um motivo complementar aos dois anteriores. É feita para encerrar a ação mesmo que o jogador dê fold com mãos piores, mas que ainda têm uma considerável eqüidade (por ex, se temos J9 num bordo A 5 7 e nosso oponente tem T8, ele ainda 6 outs além dos backdoors para nos bater no showdown). 

Isto posto, vamos a próxima parte da nossa análise. Utilizarei duas mãos que joguei num torneio live como exemplos de situações em que houveram overplay. 

Mão 1 

Blinds sãp 75/150, tenho T9s em MP e 20k de stack. Vilão1 (30k stack) um jogador lag, bastante agressivo pré e pós-flop a ponto de cometer erros nesse sentido. Vilão2 (25k stack) é um jogador desconhecido. 

Abro raise pra 375, mesa roda em fold até o Vilão1 que faz o call no SB e Vilão2 acompanha. Vemos um flop J72 com uma carta de copas. A ação vem em check até mim, que faço uma cbet de 600 (aproveitando que tenho uma boa eqüidade, com a broca pra nuts e um backdoor flush) e recebo um raise de 1400 do Vilão1. Vilão2 fold, eu fold e Vilão1 gentilmente mostra seu AJo. 

Aqui temos um exemplo de overplay. O Vilão certamente está jogando sua mão por valor, pois espera receber ação de mãos piores. Mas que mãos piores ele espera que eu tenha? E quais delas vão dar call? Quais delas vão dar raise? Supondo que ele espere que eu dê call com um improvável AJ (já que ele tem blockers pra AJ), KJ, QJ, QQ+ e dê raise com 22,77,JJ e alguns blefes, como ele espera se comportar nas próximas streets? 

Na verdade, ele acaba cometendo o erro de representar mais força do que realmente tem. Afinal, eu espero que ele faça com um range muito mais polarizado entre trincas e blefe secos e na grande maioria das vezes vou optar pelo fold de KJ e QJ, por exemplo, e apenas dar call com QQ+. Por que apenas call com QQ+? Porque, como espero que ele esteja polarizado, não quero que ele desista de blefar e ao mesmo tempo não jogo por stacks contra seu range de valor, que está batendo meu KK ou AA, por exemplo. 

Mão 2 

Blinds são 100/200, tenho AA(25k) em MP. Vilão1(25k) e Vilão2(15k) são os mesmos da última mão. 

Abro raise pra 500, recebo call dos dois nos blinds. Flop KJ2 com duas cartas de ouros. Ação vem em check, eu cbeto 1200, Vilão1 raise pra 3200, Vilão2 fold. Ação volta a mim (tenho o A de ouros). 

Em uma situação normal, aqui teríamos um bom exemplo de laydown em AA. Afinal, enfrentamos um range que contém, 22, JJ, KJ e alguns combodraws como T9s, QTs. Ou seja, a equidade do AA é bem ruim contra esse range de value/semiblefe. 

Mas essa situação está longe de ser normal pelas características do vilão. O modo como ele jogou o AJ anteriormente me mostrou que ele tem tendência a overplay a mão. Então seu range de valor (o que ele considera valor) é maior do que um range normal. Portanto, optei pelo call flop. 

Ele então apostou mais 4.8k num turne 9x e novamente optei pelo call. River foi um blank, e ele abriu check. Aqui tive dúvidas sobre apostar ou não. Ao mesmo tempo em que não espero que ele vá de check com 22 e JJ, espero (equivocadamente) que ele vá de check river com KJ e missed draws. Ou seja, sobra apenas KQ no range dele pra me dar call river das mãos que estou ganhando, já que AK provavelmente ele 3betaria pré-flop. 

Fui de check e o Vilão mostrou KQo. Mais um exemplo de overplay, mas dessa vez o resultado ajudou a mostrar como ele se equivocou na análise dos ranges e acabou colocando mais valor em seu top pair do que ele merecia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário