sábado, 23 de janeiro de 2016

Obama leva Ficha de Poker no Bolso

Barack Obama Carrega Ficha de Poker

Presidente Barack Obama explica porque
leva "Ficha de Poker da Sorte" no bolso

Um terço dado pelo Papa Francisco, um Buda de metal, uma estatueta Hindu e uma ficha de poker. Estes artigos aleatórios e aparentemente sem relação entre si foram mostrados pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante uma entrevista nesta semana ao YouTube.

Para sua mais recente entrevista anual ao maior site de vídeos do mundo, foi pedido a Obama que trouxesse algum objeto da Casa Branca no intuito de contar a história. 

"Aqui está o que eu achei que em vez de trazer algo da minha casa seria útil. Desde que eu comecei a concorrer à presidência, pessoas começaram a me dar coisas quando eu estou para falar a uma multidão, como amuletos da sorte ou coisas que têm significado a elas. E então agora eu tenho o hábito de sempre levá-los".

O presidente exlica que não carrega todas as lembranças a todos os momentos, mas sempre os mantêm por perto para eventualmente colocá-los no bolso e lembrar das pessoas que vem conhecendo. "Eu tenho para lembrar de todas pessoas que conheci no caminho e as histórias que eles me contaram".

Obama carrega uma ficha do Poker no bolso
Dos artigos levados para a entrevista, Obama apresentou um crucifixo dado pelo Papa Francisco que o faz pensar em paz e ética, um pequeno Buda dado por um monge, uma estátua de um Deus Hindu e uma ficha de poker, que mais parece um card guard. "Essa é uma ficha de poker da sorte que é de metal, que um motoqueiro me deu". Era um careca com um bigodão e um monte de tattoos. Ganhei quando estive em Iowa, em 2007. Ele disse que era a ficha da sorte dele".

Praticante e fã declarado, Obama é conhecido por ser um jogador de poker que joga mais valor e toma poucos riscos. De acordo com um editorial da revista Economist em 2014 ("Jogando Poker com o Mundo"), o presidente se considera um ótimo jogador". Segundo a revista, seus amigos do poker - incluindo políticos de Illinois que chegaram a jogar semanalmente com o presidente quando este era senador - concordam. "Ele blefa só se tem pelo menos uma carta de valor (...) quando o oponente aposta alto, ele não entra (na mão) ao menos que tenha jogo". 

O último executivo à frente da Casa Branca praticamente de poker foi Richard Nixon, que governou cerca d 40 anos atrás. 

FHC +EV


Em entrevista à GloboNews em maio de 2014, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso contou que também joga um low stakes com os amigos. Sobre suas estratégias de jogo, o ex-presidente tentou passar a imagem de tight. "Eu digo que um ex-presidente não pode blefar. De vez em quando eu blefo. Agora eles não acreditam (mais). Eu blefo pouco, muito pouco".





Nenhum comentário:

Postar um comentário