domingo, 20 de março de 2016

Bad Beat, Confiança e Agressividade

Bad Beat, Confiança e Agressividade


Bad Beat e o Medo de Perder

 vs Confiança e Agressividade


Por Ihsemaru


Outro dia estava conversando com meus amigos sobre o poker, não foi nenhuma super conversa, pois eram só jogadores recreativos e iniciantes. Papo vai, papo vem e o assunto "bad beat" veio a tona, todos contando as mais variadas histórias e como sempre acontece, veio aquela comparação "tenho uma azar com AA, mas com KT eu ganho a maioria", "comigo é o KK, mas com Q7 eu vou bem" e assim vai.

Depois dessa conversa fiquei pensando no porque isso acontece. Claro que existem o fator sorte e azar, mas acredito que seja mais que isso. Quando um jogador iniciante começa a perder sucessivamente com uma boa mão, ele acaba ficando com um grande medo de perder e acaba jogando errado. Ou acaba apostando demais com medo do turn e river (tentando fazer com que os adversários largem as mãos e com isso não extraem valor com uma mão forte) ou apostam pouco dando chances do adversário acertar um jogo bom com uma mão ruim, o que acaba acontecendo um bom número de vezes.

Já com as "mãos preferidas" acontece o contrário. Todo mundo tem uma mão preferida, que não é tão forte como os monstros no pré-flop, seja KT, JT, Q7, 89, 56 e etc.. Com a mão preferida, o jogador iniciante transborda confiança, é agressivo e joga sem medo, fazendo com que ele ganhe uma boa quantidade de mãos com essas cartas.

Fator Psicológico


O fator psicológico é muito importante no poker e o medo de perder é um dos maiores inimigos no esporte. Um grande jogador de poker não pode ter medo de perder. Se você tem esse medo, faça tudo pra superá-lo. Eu, por exemplo, quando comecei a jogar torneios e a bolha se aproximava, eu foldava todas as mãos (até mesmo AA), com medo de perder e não chegar na premiação. Na maioria das vezes eu chegava lá, mas quando a bolha estourava, eu ficava com tão poucas fichas que caia rapidamente. Depois que comecei a jogar sem medo, eu já não chegava tantas vezes na premiação, mas quando chegava, conseguia uma posição muito superior do que eu conseguia quando jogava com medo, e consequente uma premiação maior, o que foi muito mais lucrativo pra mim.

Um jogador que almeja o topo e as grandes premiações não pode ter medo, só chega lá quem arrisca suas fichas várias vezes e se você tiver medo de perder, não vai conseguir fazer isso. Mas cuidado, jogar sem medo, não significa jogar irresponsavelmente. Não é pq vc não tem medo que vai jogar aquele T5s e mãos parecidas. Jogue com inteligência e afaste o medo de perder, isso é essencial se você quer chegar longe nesse esporte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário