sábado, 6 de agosto de 2016

Variância no Poker


Afinal Poker tem ou não Variância?



Por André Akkari


O que vocês acham?

É claro que o que eu vou passar para vocês neste post que promete ser polêmico é nada mais nada menos do que a minha opinião, não significa que seja verdade absoluta mas é o resultado das experiência de um homem de 39 anos que a nove vive do poker no circuito mundial online e live.

Primeiro vamos entender o que é a variância.


Toda vez que você tem um acontecimento que possui um suficiente volume para que possa ser estipulado a média dos seus resultados, as alterações aleatórias deste resultado fugindo da média estabelecida denomina-se variância. Vamos ao nosso caso no poker, todas as vezes que um jogador que regularmente participa de, por exemplo, mais de 700 torneios por mês, tem um ROI (Retorno sobre investimento) de 30% ganhando uma média de U$10.000,00 dentro do sua média de buy in de U$50,00. Ele vem fazendo isto nos últimos 9 meses e de repente em um mês ele perde U$8.000,00 e nos próximos 8 meses ele volta a fazer a mesma média de lucratividade. Aquele mês negativo, se ele realmente volumou e não fez nenhuma loucura é a variância. Aquele mês deficitário foi um ponto fora da curva de lucratividade dele ocorrido para alterar uma tendência estipulada de média de ganhos dele no mês. Considere que estou exagerando no exemplo para me fazer entender.

Qual a solução mais inteligente no meu modo de ver para problemas de alteração de uma média já estipulada, ou variância? Três pilares básicos, conhecimento gerando lucratividade, disciplina e volume!

Ou seja, quanto mais volume você impor mais você irá levar a sua amostragem a ser diluída em uma média sem alteração, DESDE QUE, você seja LUCRATIVO! Quanto menos volume você impor, mesmo sendo lucrativo, menores as chances desta média conseguir se manter, pois esta mais a disposição do “acaso” e com isso, terá mais chances de sofrer com a variância. Isto tudo se você manter controlado a sua média de BUY IN, manter naquela média em que você de fato SEJA LUCRATIVO.

Resumindo, no poker tem variância? É claro que tem, mas na vida tem! Tudo tem variância!

O Nadal jogando tênis tem variância, o Neymar tem variância, o Bill Gates tem variância, o mundo tem variância.

Quem a variância machuca menos em cada uma das atividades deste mundo? Quem é MAIS LUCRATIVO E COLOCA O MAIOR VOLUME. Somente a combinação destas duas coisas salvam atuando com disciplina.

Portanto chegamos a uma conclusão bem simples, ou pelo menos eu chego né, você não precisa concordar, variância esta muito ligada a preguiça, ou de estudar ou de jogar ou dos dois.Variâncias de verdade, não aqueles desvios simples.

Variância é muleta, é a palavra que o poker achou para suprir todas as falhas comportamentais dos seus supostos ” profissionais”. Nenhuma outra área de atuação que eu tenha acesso usa tanto a palavra variância como os jogadores de poker. Ao invés do cara quando atingindo pelo momento fora da curva de média dos resultados simplesmente diminuir o buy in e jogar mais torneios, pois assim ele atuará em fields que jogam teoricamente pior aumentando assim a sua vantagem, ele simplesmente prefere continuar grindando no mesmo ABI (Média de Buy In) , poucos torneios e poucos dias por semana e dar o discurso quando questionado se esta indo bem ” Não, estou no meio da variância!”.

Vamos a alguns exemplos que mostram exatamente o que estou querendo explicar para vocês. Se vocês forem no SharkScope, site que mostra o gráfico de todos os jogadores de poker online, você poderá chegar a conclusões perfeitas sobre a tal palavra “variância”.
Analisando o gráfico de alguns jogadores cheguei a algumas conclusões.

No gráfico do Pessagno, resumidamente, a cada 10 mil torneios que ele joga ele ganha uma média de U$130.000,00. Quanto tempo ele demora para jogar 10 mil torneios? Não importa, o que importa é que a cada 10 mil ele faz 130. No meio destes 10 mil ele sim, sofre alguns desvios de média de lucratividade, de mil em mil, sempre tem quedas, e tem que ter mesmo, mas isto não é variância na minha opinião, isto é o desvio padrão que ele tem que sofrer para alcançar aquela média apurada de ganhos por volume. Ele é um bom jogador? Ele é ruim? Ele joga barato? Caro? Não importa, a cada 10 mil jogos ele ganha 130 mil dólares e pronto.

Se ele aumentasse o buy in ganharia mais? Não sabemos, o que sabemos é apenas o que esta aqui apresentado. Se ele conseguir aumentar o buy in e continuar ganhando o mesmo valor absoluto em $, matando o jogo, isto significará que ele poderá se dar ao luxo de trabalhar menos, mas se ele continuar fazendo o mesmo volume, e manter o mesmo ROI, sofrerá os mesmos desvios padrões, desta vez com valores absolutos maiores, mas não importa, ganhará muuuuito mais $.

Vamos ao caso do Kelvin, um outro jogador brasileiro que gosto e que respeito pelo empenho e pelo jogo. A cada 5 mil jogos ele ganha perto dos 17 mil dólares em média, no mesmo formato, sofrendo desvios padrões de U$8.000,00 em média mas nunca passando disto e sempre alterando sua média a cada 5 mil jogos. Lembrando que estou fazendo uma média simples, nada muito complexo ou matematicamente apurado, apenas para usar de exemplos de jogadores que eu gosto. Em resumo, o Kelvin, trabalha 5 mil jogos, na sua velocidade, no seu empenho seja lá qual for, para ganhar 17 mil dólares. O Pessagno trabalha 10 mil torneios para ganhar 130 mil.

O que mostra a mistura entre empenho e lucratividade dos dois jogadores citados, ambos tem mais de 30 mil jogos, com ROI´s positivos. Qual a diferença entre os dois? Um jogava uma média de buy in menor, no caso o Pessagno, portanto sua curva de inclinação positiva no meio dos seus 65 mil jogos era mais acentuada do que no final do gráfico. Isto é variância? Não, isto é treta! Ele esta jogando buy in maior e enfrentando mais gente boa de jogo, portanto, se adaptando, tendo que estudar mais, batalhar mais para manter a mesma média que tinha nos buy in´s menores, entretanto, continua sendo lucrativo. Se os seus novos desvios negativos alterarem demais, aí sim, ele estará sofrendo com a variância mas terá que ficar bem ligado para ver o quanto continua sendo lucrativo naquele novo cenário. Como se trata do meu brother Pessagno e sei o quanto ele é empenhado ele vai continuar arrebentando em qualquer buy in.

No caso do Kelvin, ele joga limites bem menores, e agora esta navegando nos limites em que o Pessagno arrebentava, portanto, o final da sua curva tem uma inclinação mais acentuada e com isso aumentando seus ganhos a cada 5 mil dólares. Se continuar assim, daqui a pouco se continuar subindo sua média de buy in irá enfrentar mais resistência no futuro e terá que lidar com isto com muito estudo, mantendo seu volume. Mas nos próximos meses a tendência que aumente demais o quanto faz de $ cada 5 mil jogos, pois esta na zona de conforto da média de buy in, operando todo mundo.

Vamos ao último caso que gostaria de citar apenas pq acho um dos maiores jogadores de poker online do Brasil, o Fviana, um cara carismático, gente boa demais e muito bom nas mesas. Eu pelo menos tenho uma dificuldade bem grande de enfrenta-lo. Ele tem uma média absurda de ganhos, a cada 5 mil dólares ele fatura 187 mil dólares, e isto vem acontecendo com ele sempre dobrando seus rendimentos de 5 mil em 5 mil jogos. Isto até chegar no momento atual do seu gráfico, com 35 mil jogos. Seus desvios negativos sempre giraram em torno de 15 mil dólares, o que para o seu ABI é completamente aceitável e eis que de repente ele vem sofrendo um balanço negativo de 50 mil.

Isto é variância?
SIM, se ele estiver mantendo o mesmo ABI e NÃO se ele tiver subido seus limites de jogo. Se subiu o limite esta simplesmente se adaptando a este novo cenário, se vai conseguir ou não, não sabemos, minha aposta é não só que vai como vai fazer história ainda, ele é um dos melhores mesmo na minha opinião, mas a resposta para isto ninguém sabe. Por outro lado, se ele não aumentou o buy in, e esta em um desvio completamente diferente dos normais que apresentava realmente esta dentro de uma variância que foge a curva.

Vamos ao meu caso para não falar que estou somente colocando o dos outros na reta, e apenas para deixar claro, não estou falando nada confidencial de ninguém, todos estes dados estão abertos nos sites de estatísticas dos jogadores, estou apenas analisando.

Eu tenho uma média de 90 mil dólares de ganho a cada 2 mil jogos, ou seja a cada 2 mil jogos que participo arrumo isto, entretanto, em um volume bem menor que o dos outros. Isto é bom?
Tem os dois lados, mostra que trabalho online muito menos que os outros, e que eu se eu jogasse mais, provavelmente estaria melhor de vida, mas tenho minhas razões pra isto, estou envolvido em diversos outros projetos e no poker live que me dá muito tesão, entretanto, para conseguir manter esta média, de tempos em tempos, como todos os outros sofro desvios de no máximo 30 mil dólares em períodos diferentes, poucas vezes na carreira mas sofro, mas sempre mantendo o mesmo padrão. Isto mostra que sofro variância? Na minha opinião NÃO, se aceitarmos estes desvios, todos iguais, em uma carreira de 9 anos, e sim, se eu disser que poker é 100% lucrativo a todo tempo, a cada sessão.

Fico feliz demais de conseguir manter uma lucratividade tão alta me permitindo trabalhar em outros projetos que estou envolvido. Se você olhar por este prisma são números de respeito, se você comparar aos monstros do online em termos de volume, de quantos torneios jogo por mês, fico devendo na praça.

A grande questão é que não fazendo volume e não diminuindo o buy in, nunca vocês verão eu chorando e usando a palavra “variância” para esconder a minha falta de empenho ou lucratividade. O dia em que eu não não mais for lucrativo vou culpar a mim mesmo e não aos deuses da matemática. E hoje invisto menos tempo para o online do que estes três monstros que citei, é o que é, não fico chorando por aí.

O que podemos tirar de conclusão?


1 – Quer falar de variância? Então trabalha! Vai estudar, e depois que você estiver preparado vai jogar, jogar muito.

2 – Os melhores jogadores do Brasil e do mundo tem estas histórias parecidas com as citadas acima, Acredito que estes três nomes, Pessa, Kelvin, Fviana, sejam de fato parte dos melhores jogadores do Brasil dentro de cada ABI que eles operam, por isso quis pegar três histórias diferentes e momentos diferentes, mas os três tem uma coisa em comum, empenho, visto pelo volume e pela manutenção das suas médias de lucratividade. Todos eles encontram momentos diferentes em suas carreiras quando sobem seus ABI´s e todos eles se readaptam e encontram suas novas médias de lucratividade.

3 – Se você é bom, sofrerá desvios negativos de vez quando e poderá chamar isto de variância se quiser, desde que você trabalhe. Se você é ruim, também terá variância, ou seja, você vai quase sempre perder, mas de vez quando vai ganhar e sua variância será pontos positivos no seu gráfico mas aconselho você a jogar o mínimo possível e estudar mais, entretanto, se você é muito bom, e trabalha muito, entenderá que estes desvios são parte do jogo e terá uma carreira vitoriosa todos os anos.

4 – Saber que limites você tem vantagem é essencial para o crescimento na carreira, por isso que séries como o SCOOP, WCOOP e os torneios lives vem para muita alegria ou muita tristeza se você não for disciplinado. Elas aumentam demais a média de buy in que você joga, aumentando seu risco de sofrer os tão temidos desvios da variância.

5 – Pare de chorar, para de culpar terceiros, ou sorte ou a falta dela para o seu insucesso. O mundo vai lhe retribuir de acordo ao que você entrega para ele e não de acordo com o que você pede pra ele.

Quer diminuir estes desvios?

Estude, viva bem, coma bem, pratique exercícios, compre uma cadeira confortável, compre uma máquina boa, tenha horários, não beba, não fume, não cheire, não injete. Mesmo fazendo todas as coisas ruins, você ainda assim poderá ser lucrativo mas terá mais desvios no seu gráfico, se preparando melhor a tendência de você ter desvios menores e mais espaçados será maior.

Lembrando que tudo escrito aqui é apenas a minha opinião e uma forma de enaltecer jogadores admiráveis deste jogo! Existem softwares e diversos coeficientes que calculam tudo o que eu disse de forma muito mais profissional, o que fiz foi apenas uma forma de falar para leigos como as coisas funcionam pelo meu prisma. Usar softwares para controlar seus ganhos e administrar sua carreira é de suma importância. Poker Tracker, Holdem Manager são exemplos destes softwares, procure se informar.

Citei estes três profissionais pois fiz questão de procurar casos diferentes, momentos de carreira diferentes e caras que eu não tenho tanto contato diário para saber como levam a vida e etc, mesmo eu adorando cada um deles, posso analisar apenas pela carreira em si e não pelo dia a dia em conjunto como seria com um do Akkari Team por exemplo. Mas são monstros na mesa, excelentes trabalhadores, honram a qualidade de jogador profissional de poker nas mesas. Quem dera eu tivesse os 25 anos com a experiência que tenho hoje para grindar como estes caras fazem, e com gráficos maravilhosos.

Parabéns a todos os profissionais brasileiros como Pessagno, Kelvin e Viana pelas suas carreiras e a tantos outros ídolos que este país esta formando, e como um dos que vive deste esporte, gostaria apenas de lembra-los o quanto vocês podem potencializar ainda mais estes legados com uma vida mais saudável acoplada a esta técnica maravilhosa que vocês já possuem.

Abraço galera,




Nenhum comentário:

Postar um comentário