quarta-feira, 7 de junho de 2017

Dilemas Após o Flop



Mat Frankland Soluciona 10 Dilemas que Aparecem Após a Virada das 3 Cartas da Mesa



No Texas Hold’em, quando é que, na verdade, essas 3 cartas “dão medo”?

Bem, para um iniciante, a virada dessas 3 cartas sempre dá medo.

Por isso, procurei Mathew Frankland, profissional da IveyPoker Pro, para que ele me desse algumas dicas que pudessem ajudar os iniciantes a se sentirem um pouco mais confortáveis com sua estratégia de jogo para após a virada das cartas da mesa.

Eis o que ele tinha a dizer.


1. Quanto devo apostar?


Mat Frankland: Sempre se deve adequar o tamanho da aposta a um motivo específico.

O melhor conselho que eu daria para um iniciante é apostar mais ou menos a mesma quantia em quase todas as situações, a única exceção sendo o tamanho da pilha de fichas do seu adversário.

Imagine que está jogando a dinheiro, está com uma quantidade grande de fichas, tem bons motivos para acreditar que tem a melhor mão, e quer tirar o máximo possível de fichas do seu oponente.

Neste caso, faria sentido apostar mais alto que o normal, em uma tentativa de tirar todas as fichas do seu oponente até chegar a hora da quinta carta. Então, 70% do pote seria uma boa quantia para apostar.

Se estiver jogando em um torneio e tiver poucas fichas, não precisa apostar tão alto e, ainda assim, conseguir chegar à metade das suas fichas na hora que for virar a quinta carta.

2. Por que Apostamos?


MF: Esse é um grande problema que vejo acontecer sempre com iniciantes e com jogadores ruins. Eles apostam na virada das cartas só porque acham que devem.

Não há um pensamento encadeado. Eles nem pensam. Você sempre tem que se perguntar: “O que estou tentando conseguir com essa jogada?”

Por exemplo, vejo gente apostando em mãos como par de ases, quando o cara é o último a apostar, e com as cartas da mesa mostrando J de ouros, 8 de ouros e 7 de um mesmo naipe da mão. Para mim, só ficar no jogo, sem apostar, é a melhor jogada nessa posição, e vou explicar o porquê.

a) Não queremos ninguém aumentando a nossa aposta

Se alguém aumentar a aposta, podemos descontar a maioria dos blefes puros do alcance do nosso oponente, porque a mesa está muito coordenada.

Então, ou nosso adversário terá uma mão forte, contra a qual não teremos praticamente nenhuma chance, ou uma combinação forte de cartas que terá paridade com a nossa mão.

b) Blefe

Quando me veem só dar check com uma mão dessas, não é exatamente uma mostra de força. Por essa razão, eu posso ganhar uma ou duas rodadas de blefes, que de outro modo eu não ganharia.

c) Conseguir três rodadas de valor é difícil

Há exceções para essa regra, onde jogadores mais fracos que só pagam as apostas podem pagar as minhas durante três rodadas tendo um valete fraco, mas em geral, se eu aposto duas vezes aqui, vou pensar bastante se vou apostar na quinta carta.

Então, se vou só ganhar duas rodadas de valor, por que me abrir para aumentarem minhas apostas ou perder a arte do blefe?

Se eu der check, ainda dá para, alegremente, passar por duas rodadas ou pagando apostas na quarta carta ou apostando eu mesmo. Também obtenho mais informações sobre a mão do meu adversário vendo o que ele faz após a virada da quarta carta.

3. Quais São os Tamanhos de Pilha?


MF: Sempre devemos estar conscientes quanto ao tamanho da nossa pilha e da pilha dos adversários. Uma mesma mão pode ter fins bastante diferentes, dependendo de quantas fichas nosso adversário tem.

Por exemplo, a gente aumenta a aposta no lugar imediatamente à direita do botão com uma mão com K e 10 de naipes diferentes e quem está com o botão paga. As cartas da mesa mostram K, 7 e 6. Agora, contra um jogador que é constante, não vou conseguir amealhar três rodadas com uma mão pior, então, dou check nessa mão porque:

a) Quero enganá-lo quanto à força da minha mão e fazer com que ele blefe/pague pela quarta e pela quinta cartas com mãos mais fracas.

Não quero apostar duas vezes e depois não saber direito o que fazer quando chegar a hora de mostrar a quarta carta.

Só que isso tudo muda se começarmos a mão com 20 big blinds (bb). Talvez aí a melhor coisa seja apostar, porque sei que ele vai pagar com muitas mãos na virada das cartas.

Posso apostar tudo que tenho na quarta carta, colocando-o em uma posição complicada com seus pares médios, e também, bloquear qualquer tentativa gratuita de ele acertar uma sequência/combos de dois pares.

4. O que acontece depois? (Pensar lá na Frente)

MF: É o conceito mais importante das estratégias para se usar após a virada das cartas.

Quando tenho a ideia de explorar a virada das cartas da mesa, é porque já avaliei vários cenários possíveis da quarta e da quinta cartas na minha cabeça.

Isso me ajuda demais, pois aprimora a qualidade da minha decisão após essas cartas serem mostradas com base nos cenários prováveis ​​que podem se apresentar em rodadas posteriores.

Se você tivesse jogando xadrez, não mexeria simplesmente uma peça de um jeito aleatório em um vácuo.

Por que com o pôquer seria diferente?

5. Quem É o meu Adversário?


MF: O mais legal do pôquer é que todos os adversários são diferentes.

A maneira com que você joga uma mão contra um oponente controlado é totalmente diferente da maneira com que você joga contra um louco.

Então, da próxima vez que você quiser usar sua aposta automática com duas cartas altas, pare e pense primeiro.

Como será que esse adversário reagiria se eu só desse check nessa rodada?

6. O que será que ele tem?


MF: iniciantes podem cair facilmente em duas categorias. Há os que sequer pensam no que o oponente deles pode ter na mão, e os que tentam torcer para que as cartas certas venham e ele tenha uma mão específica.

Conforme você progride como jogador, você começa a pensar nas possibilidades de jogos que o seu oponente pode ter como consequência de suas decisões anteriores e de suas tendências interpessoais, e aí, sim, você age de acordo.

Entender tudo isso pode ajudar demais quando você estiver pensando se vai ou não apostar.

Por exemplo, se eu abro de uma posição média, e o small blind paga a aposta, vou pensar duas vezes se vou apostar em uma virada de cartas da mesa que me mostre J de ouros, 8 de ouros e 7 de um mesmo naipe da mão, porque as possibilidades dele consistem de um monte de pares médios e de combos de figuras com o mesmo naipe.

7. O que Significa o Ranking de Apostas dele?


MF: Até agora, discutimos situações em que nós é que somos o agressor, mas consideremos um cenário em que nós sejamos o cara que está pagando aposta antes da virada das cartas da mesa.

Jogadores de pôquer têm a tendência de mudar o tamanho das apostas dependendo da mesa/força de sua mão, sem que sejam realmente bons o suficiente para jogar dessa forma e atingir qualquer efeito grandioso.

Muito poucos jogadores são capazes de misturar isso com suas mãos fortes e fracas, por isso, se você prestar atenção, talvez você consiga sacar quando a pessoa faz uma aposta fraca óbvia depois de ver isso acontecer algumas vezes.

8. O que Será que Ele Acha que Eu Tenho?


MF: Pensar na percepção do seu oponente quanto às suas possibilidades é muito mais importante do que quais sejam realmente as suas cartas.

Adversários mais fortes pensarão em quais são as mãos que você pode ter e tomarão suas decisões com base nessas informações.

Portanto, se há uma situação em que você tenha uma mão fraca, mas onde a maioria das mãos das suas “possibilidades percebidas” é forte, e isso será evidente para o seu adversário, então vá em frente e faca na caveira.

9. O “Float” É uma Boa Estratégia?


MF: Acho que o ‘float’ é uma jogada muito pouco utilizada no pôquer, sobretudo por iniciantes.

A ideia dessa jogada é pagar uma aposta após a virada das cartas da mesa, sem qualquer mão feita e muito pouca paridade, com a intenção de ganhar o pote em uma rodada posterior.

Da próxima vez que você vir uma aposta fraca do seu oponente, e digamos que temos duas cartas altas, mas sem qualquer correspondência com as cartas da mesa, então, considere o ‘float’ como uma opção.

Dessa maneira, podemos ganhar uma carta alta e deixar que ele siga blefando, ou até mesmo aumentar na quarta carta pra fazer com que ele entregue a mão fraca que tem e levar o pote.

10. Manter a Mente Aberta


MF: Pense no pôquer como um rio. É sempre aquele vai e vem das águas, e nunca fica estático por muito tempo.

É importante não ficar preso em um barranco. Não deixe que o medo ou que uma mente fechada atrapalhem o seu crescimento.

Experimente coisas novas em momentos em que você não esteja muito certo sobre o que fazer, e quem sabe?

Talvez você encontre uma boa jogada que lhe dê a licença para imprimir dinheiro.



Teste o Holdem Manager 2 Gratuitamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário