quarta-feira, 21 de abril de 2021

Sorte e Tells no Poker

Sobre Sorte e Tells



por Kahle Burns


Nos últimos cinco anos, ganhei mais de US$ 8 milhões apenas em torneios High Rollers. Foram 14 mesas finais e quatro títulos, além de um título em um torneio de US$ 3.000 na Austrália, que me rendeu pouco mais de US$ 220.000. As pessoas sempre me pergutam meu segredo, e as duas perguntas que mais ouço são: qual segredo para ganhar tanto e se estudar tells faz parte do meu arsenal no poker. Pois bem, hoje vou falar sobre isso para vocês.


Fator Sorte

Sim, sorte faz parte do poker, como todos sabem, principalmente com amostragem tão pequenas como no poker live, mas ser o melhor jogador é fator determinante. Vamos usar o jogo Palavras Cruzadas como analogia.
Se você joga com uma pessoa que é muito melhor que você, mas esta pessoa só pega peças com vogais e letras ruins durante todo o jogo, ela não vai conseguir formar palavras boas e fatalmente o pior jogador vai ganhar. Mas se você jogar 1.000 vezes, e vocês pegarem peças semelhantes em todos os jogos, a pessoa com o pior vocabulário não terá chances nunca.
Bem, as peças, neste caso, são o fator sorte no poker, e eu sou o melhor jogador. Então quando eu pego as "peças" certas, não tem segredo, os resultados virão. Então, esse é o primeiro segredo, parece bobo, mas é verdade: para ganhar, você sempre tem que ser melhor que seu adversário. E isso demanda muito estudo, não há fórmula mágica.


Tells

Tells realmente existem e podem lhe dar informações no poker ao vivo, mas afirmo com absoluta certeza: 98% das minhças decisões não tem como fator determinante uma tell que peguei do adversário. 

Principalmente nos torneios high rollers, a maioria dos jogadores são muito bons com suas "poker faces". Você não verá Adrián Mateos ou Stephen Chidwick respirando forte ou mexendo a bochecha durante uma mão. Então o que você tem que fazer é utilizar uma boa estratégia contra eles.
Acredito que a maioria dos melhores jogadores do mundo não são orientados por tells. Eles apenas dominam a teoria do jogo e são ótimos em explorar padrões. É assim que eles fazem dinheiro. Sua vantagem é construída quando você explora as fraquezas dos adversários. Por exemplo, eu não posso defender meu big blind contra Linus "LLinusLLove" Loeliger com o mesmo range que defenderia contra um jogador fraco. Contra jogadores da elite, eu tenho que ter um range mais restrito e ajustar minha estratégia.

Mas isso também não quer dizer que você não vá pegar algumas tells. Mas muito mais importantes que uma veia pulsando ou uma mão inquieta, você vai pegar outros tipos de tells. Por exemplo, um padrão de apostas é uma tell. Se você percebe que um jogador sempre aposta forte blefando, mas aposta pouco com o nuts, isso é uma tell. Você precisa estar atento a essas discrepâncias, erros que jogadores fracos tendem a cometer com certa frequência. Sei de alguns jogadores que seguem alguns padrões, mas contra os melhores do mundo, não há muito que explorar nessa área.

Vamos dizer que você está jogando um torneio aleatório de US$ 10.000. Você pode pegar algumas tells e tomar decisões baseadas nisso, certo? Ou você pode pegar uma tell e dar apenas um certo peso a isso. No final, você vai tomar a decisão baseada em sua estratégia e na sua experiência no poker.
Aquela tell, no final das contas, será apenas um fator a mais para se levar em consideração. Peno menos da maneira que jogo, é assim que decido o rumo das minhas ações. Poker é um jogo de informações - no final, quanto mais você processar isso, maior será a eficácia de suas ações.

Fonte: CardPlayer



Nenhum comentário:

Postar um comentário