quarta-feira, 5 de maio de 2021

Desempate no Poker

 


Regras de Desempate no Poker




por Thiago Bocca


A importância do KIKER para o desempate no poker

Antes de entrar nos critérios de desempate entre as mãos do Poker, é muito importante falar do Kiker. O “kicker” é a carta “extra”, que não faz parte de nenhuma combinação ganhadora em nossa mão, mas que serve para dar valor a nossa jogada em caso de empate.

Para se tornar um vencedor no poker, é necessário prestar atenção a todas as circunstâncias que costumam decidir as jogadas. Portanto, quando tivermos uma jogada que nos parece boa, devemos nos assegurar que o nosso kicker também reforça a nossa mão.

Suponhamos que, na mesa, uma das cartas seja um K (Rei), e que nós tenhamos um outro K em nossas mãos, acompanhado por um 3. Se, das cinco cartas comunitárias, o Rei for a maior, é possível que nosso par de reis seja uma boa jogada. Mas há um detalhe: Você tem um só rei e o outro rei está sobre a mesa. A probabilidade indica que algum dos outros jogadores poderia ter outro dos reis.

Sendo assim, é certo que o que decidirá o vencedor será a segunda carta de mão – em nosso caso uma carta de valor muito baixo (um 3). Nossa carta fundamental é o Rei, e a outra será o “kicker” (carta de desempate). Lembre-se que, em caso de empate, o kicker determinará quem é o vencedor. Portanto, não devemos ser excessivamente otimistas se a mesa apresenta essas cinco cartas comunitárias: K6792. Isso porque nossa mão (K-3) seria batida por qualquer jogador que tivesse um Rei acompanhado de um 8. Por exemplo:

Com nosso K-3 a jogada que faremos será KK976 (cinco melhores cartas).

Com o K-8 do nosso rival a jogada será KK987 (cinco melhores cartas).

Se, pelo contrário, nosso rival tivesse K-4, que, apesar de ter um “kicker” de valor superior ao nosso (um 3), dividiríamos o pote, já que as cartas comunitárias seriam as que ambos utilizariam para compor a jogada:

Com nosso K-3 a jogada que faremos será KK976 (cinco melhores cartas).
Se nosso rival tem K-4 a jogada que ele fará também será KK976 (cinco melhores cartas).


Regras de desempate entre as mãos do poker

Apesar das regras básicas serem simples, normalmente há dúvidas sobre em que condições há empates em uma disputa e como são as Regras de Desempate no Texas Holdem.

Primeiramente vamos discutir com se configura a vitória no Hold’em. Há duas formas de vencer no poker:

- você faz todos desistirem; ou
- possui a melhor mão entre todas que continuam na disputa, quando as cartas são mostradas (showdown)


Regras de Desempate no Texas Holdem

Entretanto, há situações que fazem com que a força das mãos no showdown seja igual, de tal forma que a rodada fica empatada e o pote é dividido entre todos que empataram.


Como o desempate acontece?

Primeiramente, como já foi visto no nosso artigo sobre o ranking de mãos de poker, toda mão de poker é formada por cinco cartas, a melhor combinação das sete cartas disponíveis para cada jogador. Através desse pensamento que usaremos de base, iremos exemplificar algumas situações cotidianas no poker onde ambos os jogadores terão a mesma mão, porém haverá um desempate e somente um (ou até mais jogadores, em caso de pote multi-way) sairá vencedor.

Royal Straight Flush x Royal Straight Flush (Sequência Real)

No caso de empate: Não tem como haver 2 royal flush na mesma rodada de poker, a menos que ele esteja completo na mesa, assim ocorre um empate onde as cartas da mão definem a rodada.

Straight Flush x Straight Flush (Sequência do mesmo naipe)

No caso de empate: Em caso de uma mão igual na partida, vence a sequência que tiver a carta mais alta (lembrando que se a sequência for do Dez ao Áz não é um Straight Flush e sim um Royal Flush, a mão mais forte possível na partida).

Four of a Kind x Four of a Kind (Quadra)

No caso de empate: Se dois jogadores têm uma quadra, o que ocorre muito raramente, então a quadra com a maior classificação de cartas vence.

Full House x Full House

No caso de empate: Se ambos jogadores tem full house, a “parte” mais importante do full house é a trinca, só depois pensamos no par.

Exemplo:

Board (mesa): A♣ K♥ Q♦ 5♠ 5♣
Jogador 1: Q♠ Q♣
Jogador 2: A♦ 5♥

Vencedor jogador 1: Aqui o jogador 1 tem full house de QQQ55 e o jogador 2 tem full house de 555AA. Como o trio é comparado antes do par, o jogador 1 vence.

Flush x Flush

No caso de empate: O jogador com a carta de maior valor vence. Se necessário, a segunda carta, a terceira carta, a quarta carta e a quinta carta podem ser utilizadas para desempate. Se as cinco cartas forem do mesmo valor, o pote é dividido, pois o naipe não é critério para desempate no poker.

Exemplo:

Board (mesa): 5♣ 8♣ 9♣ K♣ Q♣
Jogador 1: 7♣ J♣
Jogador 2: A♣ 3♥

Vencedor jogador 2: Ambos jogadores tem flush de paus, mas não importa que o jogador 1 tenha duas cartas de paus na mão, enquanto o jogador 2 só tem uma. O jogador 2 tem o flush de AKQ98 enquanto o jogador 1 tem flush KQJ98.

Straight x Straight (Sequência)

No caso de empate: A carta de maior valor no topo da sequência vence.

Observação: O Ás pode ser utilizado no topo ou na parte baixa da sequência, e é a única carta que pode ser utilizada dessa forma. A,K,Q,J,T é a maior sequência (Ás alto ou Ace High); 5,4,3,2,A é a menor sequência (5 alto ou Five High).

Three of a Kind x Three of a Kind (Trinca)

No caso de empate: A trinca de maior valor vence, no caso duas trincas do mesmo valor, ganha o jogador com a maior carta além das três de mesmo valor, e se necessário a segunda maior carta será utilizada para desempate.

Two Pairs x Two Pairs (Dois pares)

No caso de empate: O par maior vence. Se os jogadores possuírem o mesmo par mais alto, o segundo par decide o vencedor. Se os dois jogadores tiverem pares idênticos, o desempate fica com a 5 carta (kiker), e quem tiver a quinta carta mais alta vence a rodada.

Exemplo:

Board (mesa): A♣ 2♦ 4♠ Q♥ K♦
Jogador 1: A♦ 2♣
Jogador 2: K♠ Q♦

Vencedor jogador 1: Ambos jogadores tem dois pares, e apesar do jogador 2 ter dois pares grandes, ele perde para o jogador 1, pois o mais importante é o par maior. A mão do jogador 1 é AA22K e a do jogador 2 é KKQQA.

Outro exemplo:

Board (mesa): 6♣ 6♦ 8♣ 8♦ Q♠
Jogador 1: 5♣ 5♦
Jogador 2: A♠ 4♥

Vencedor jogador 2: Não se engane, como precisamos pensar na melhor combinação de cinco cartas, o jogador 1 tem dois pares, porém o par de cincos dele é inutilizado, já que na mesa existem dois pares maiores, e a mão dele se torna um 8866Q. Já o jogador 2, tem os mesmos dois pares da mesa, porém com kicker A, e ganha a mão com 8866A.

One Pair x One Pair (Um par)

No caso de empate: O par com maior valor vence. Se dois jogadores tiverem o mesmo par, a maior carta fora do par define o vencedor, e se necessário a segunda maior carta e a terceira maior carta pode ser utilizadas para o desempate.

High Card x High Card (Carta Alta)

No caso de empate: A maior carta vence, e se necessário, a segunda carta, a terceira carta, a quarta carta e a quinta carta podem ser utilizadas para desempate.


Alguns casos em que os Potes são divididos

Existem alguns casos em que as mãos dos jogadores terminam iguais. Algumas mãos (por exemplo Trinca ou Trio) não têm cinco cartas. Para preencher os espaços em falta dessa mão, são usadas as cartas mais valiosas que restaram, e que serão consideradas como “kickers”. Os “kickers” mais altos batem os mais baixos. Se ambos os jogadores tiverem uma mão de cinco cartas igual, empatam, e o pote será dividido.

Segue abaixo dois exemplos em que os potes são divididos:

- As suas cartas de bolso: J7
- Adversário: J6
- Mesa J552A
- A sua mão: JJ55A
- Mão do adversário: JJ55A

Cada um tem um Valete na mão que combinando com as cartas J55A da mesa resulta em Dois Pares, Valetes e Cincos. Cada jogador utiliza apenas uma carta da sua própria mão (o Valete) e quatro cartas da mesa. Cada jogador tem o Ás como “kicker” da mesa, resultando assim num empate e num pote dividido. O seu 7 não conta no jogo, visto que não pode melhorar em nada a combinação de CINCO CARTAS (seria uma 6ª carta).

Imaginemos agora se fosse…

- As suas cartas de bolso: J7
- Adversário: J6
- Mesa: J5524
- A sua mão: JJ557
- Mão do adversário: JJ556

Neste caso, cada jogador usa as suas cartas de mão como “kickers”, porque são melhores que o 4 do “river”, na mesa. Aqui o 4 do “river” não influencia nenhuma das mãos e os seus dois pares vencem os dois pares do adversários porque a sua carta de mão é mais alta (o 7 serve de “kicker” contra o 6 do adversário).

A divisão dum pote é decidida de acordo com as suas cartas iniciais, se forem mais altas do que qualquer outra carta na mesa que construa a melhor mão, com ou sem o seu “kicker”.

Fonte: SupermaciaPoker





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