sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Foque no Psicológico


Constantemente acontece comigo de perder uma mão que aparentemente no pré-flop ou no flop seria imbatível, mas  por um capricho do baralho levo uma reviravolta no turn ou no river e perco todas as fichas. Ficar chateado nessas horas é normal, mas sabemos que isso faz parte do jogo e não podemos nos deixar abater que, se continuarmos a jogar corretamente, a medio ou longo prazo seremos vencedores.
O Tiquinho do site "Quero Ser Shark" publicou outro dia um artigo muito interessante sobre esse assunto.
Vale a pena dar uma lida. 

Foque no Psicológico

Olá pessoal! Como estão? Faturando alto nas mesas?
Ontem terminaram as minhas férias, e a primeira coisa que fiz foi ligar o PC para poder começar a grindar! Estava morrendo de saudades do joguinho e percebi que é realmente impossível ficar muito tempo longe.
Enquanto estava de férias, não me desliguei completamente do jogo. Aproveitei para ler alguns livros que havia comprado, aprendi a mexer em alguns softwares, estudei muito mesmo, entretanto, o meu maior foco nesse período foi para melhorar o meu psicológico.
Pra minha sorte ou azar, minha namorada é psicóloga e embora eu não seja seu paciente, ela tem me ajudado muito a trabalhar o meu mental não só para o Poker mas para todo o resto.
Como fazia quase um mês que eu não jogava, antes do grind eu entrei aqui no site do TeamSNG para rever os vídeos relacionados aos sits que jogo e relembrar os conceitos chave. Mas este post não é para falar sobre a minha sessão, e sim sobre algumas coisas relacionadas ao psicológico dos jogadores que me chamaram atenção não só nas mesas mas também nas redes sociais, MSN, e até no vizinho.
Em Sit-and-go uma coisa que acontece muito é o all-in pré-flop. Os jogadores regulares selecionam bem suas cartas e por isso, quando os blinds sobem, é muito importante o roubo desses. Como não há espaço para raises, pois como todo mundo acaba ficando apertado, a jogada correta é ir all-in antes do flop. Desta forma, situações de flips, 60/40, 70/30 são bastante corriqueiras, e ganhar e perder as mãos é completamente normal.
O que eu reparei foi a absurda quantidade de jogadores reclamando desses tipos de mãos.
Eles acreditam que perder de AK pra KQ ou QJ é a maior injustiça do mundo. Não é.
- Poxa! Como fui perder essa mão em que eu tinha 70×30 pra vencer?
Acredito que muitos dos jogadores acham uma grande injustiça quando um AK perde pra KQ batendo uma dama no river.
Eu também acho, no entanto, o que você deve aceitar é que o KQ vence algumas mãos contra AK. Algumas vezes com a dama, outras com flush, outras aproveitando o seu ás que bateu no flop para fazer uma sequência runner runner. Não tem como, é matemática. E é nessas horas, por mais duras e importantes que sejam, é que devemos manter a nossa cabeça no lugar!
Primeiro e mais importante: se você joga dentro dos seus limites, sabe que se essa situação se repetir várias vezes, ganhará a maioria. Então, para evitar que a cabeça pire quando você perder essas mãos, jogue com uma boa margem de buy-ins, de forma que essa perda não o abale tanto e não faça você quebrar o seu teclado ou o bankroll.
Segundo: você jogou a mão da maneira correta? Colocou todas as suas fichas numa situação em que era favorito e que era inevitável (tamanho dos stacks, blinds, proximidade da bolha, etc…)? Então não há porque se preocupar. O longo prazo parece sempre tão longo, mas uma hora ele chega.
Reparei também o quanto algumas pessoas superestimam uma mão um pouco favorita no coin-flip. Um KJ conta 76 vence cerca de 60 por cento das vezes. Ótimo, mas isso significa que 4 de cada 10 mãos jogadas você irá perder! Não tem jeito, não dá pra vencer todas as vezes, e não adianta queixar-se dos deuses do Poker se você perder 4 ou mais vezes seguidas!
Muitas das mãos que você acha que é extremamente favorito na realidade te dão vantagem de 10% em relação à outra mão, e isso faz com que você ao ganhar nem comemore a vitória, pois acredita que não era mais que obrigação do software em mandar as suas cartas. Já quando perde, haja palavrão! E o mental desaba…
Nessas horas você tem que saber que não se pode ganhar todas, e que algumas vezes você tem que perder.
Com a evolução do jogador de Poker, onde muitos se igualam no conhecimento teórico, o psicológico quase sempre é quem fará a diferença. Manter-se focado, concentrado, jogando o seu melhor e sem se abalar com fatores que são do jogo.
Eu também odeio tomar bad beat, mas não existe um meio de escapar delas. Pior do que tomar uma bad beat, é ficar dependendo dela pra ganhar a mão.
Reclamar no chat, no twitter, no msn ou em qualquer outro meio só vai fazer você parecer um chorão.
Aprender a perder é o primeiro passo para se tornar um vencedor. Foque no psicológico e certamente você verá os frutos!

Abraços a todos, bons grinds e até o próximo post!

Thiago Pessoa

Esse artigo foi publicado originalmente no site "TeamSng.com"

@TiquinhoQSS
@querosershark
@queroapostar

Tiquinho escreve também no:
www.querosershark.com
www.queroapostar.com
www.como-jogar-poker.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário