quinta-feira, 26 de julho de 2012

Deixe o Maníaco se Enforcar

Deixe o Maníaco se Enforcar

Todos já jogamos poker contra aqueles caras que são demasiadamente agressivo, que fazem loucuras com qualquer dois pares. O fato é que você tem que tomar uma posição contra essas pessoas mais cedo ou mais tarde. A chave é escolher o momento perfeito para isso. Não há nada mais dolorido do que ser o boboca que vai fazer o dia dele quando ele finalmente tem um monstro. Mas é uma ocasião em que você tem que arriscar, para ser o cara que pega todas as fichas do maníaco quando ele faz um blefe.

No Aussie Millions 2008, eu tinha um desses jogadores agressivos em minha mesa no dia 1. Ele era um guru da internet de 19 anos, acho que da Noruega. Não demorou muito tempo para eu perceber que ele estava jogando loose: envolvido em muitas mãos, fazendo grandes calls e fazendo alguns re-raises bem grandes. Ele estava sentado duas posições à minha esquerda, então eu tinha que ser cauteloso quanto aos momentos de entrar nos pots e preparado para tomar uma atitude contra um dos eventuais re-raises dele.

A oportunidade veio com blinds em 150/300. Eu tinha um stack médio, em torno de 19.500, e o norueguês era dono do maior stack da mesa, com algo em torno de 44.000. Eu estava duas posições antes do botão, e ele era o botão. O jogador under-the-gun fez raise para 800, o jogador seguinte pagou, eu vi minhas cartas (KcJc) e paguei, o cutoff pagou, e aí chegou a vez do maníaco do botão. Eu percebi que quase todas vezes que tinha 5-6 limpers, ou um raise e vários pagantes, ele iria fazer um squeeze. Algo na minha mente me dizia que ele não tinha nada na maioria das vezes, estava apenas fazendo essa jogada e roubando pots.

Era evidente que ele tinha feito isso de novo nessa mão, pois fez raise em 4.000, aumentando o total para 4.800. Todo mundo foldou até chegar a minha vez, e eu tinha que pensar quão afetado seria meu stack caso eu fizesse call. Não tinha muitas fichas, e iria comprometer 1/4 de meu stack. Mas, alguma coisa me disse que o cara não tinha NADA, então fiz o call.

Estavamos em heads-up, e o flop veio Q-J-8, rainbow. Eu fiz check e botei na cabeça que faria o call em uma aposta no flop, aconteça o que acontecer. No entanto, ele fez check também, e um valete veio no turn, deixando duas cartas de espadas na mesa. Eu fiz check de novo, e ele apostou 4.000 fichas. Eu pensei um pouco, fazendo parecer com que eu faria um call difícil com uma mão marginal, mas eventualmente paguei a aposta. Eu achava que ele não tinha absolutamente nada, então o raise não faria sentido algum.

Então, veio o rei no river, o que me deu o full house. Eu checkei pela terceira vez, e ele me colocou all-in ao apostar 10.000 fichas, aí eu paguei imediatamente. A princípio ele não quis me mostrar a mão dele, mas depois aceitou e mostrou 10-7 off-suit.

Gostei da maneira que joguei a mão por dois motivos. Primeiro, minha leitura foi perfeita no sentido de que ele queria simplesmente roubar pots sem nada na mão, e eu confiei na minha leitura e fiz um pre-flop call bastante difícil. Depois, quando peguei trips no turn e uma mão forte no river, continuei a confiar em minha leitura e lhe dei esperança para que continuasse na mão. Se eu tivesse apostado em qualquer das streets, ele poderia ter foldado. Esses jogadores agressivos normalmente pensam que podem lhe tirar da mão com apostas all-in, então quando completei o full house, eu deixei ele ser agressivo em meu benefício e dobrei minhas fichas por causa dele.

Esteve artigo foi escrito por Greg Mueler para o site do Full Tilt Poker.

Greg Mueler

Nenhum comentário:

Postar um comentário