quarta-feira, 22 de abril de 2015

Paralisia de Decisões


Como a Paralisia de Decisões
Afeta os Jogos dos Principiantes



Por Lee Davy


Quantas vezes você não sabe o que fazer quando é colocado à prova num jogo de poker?

Quando isso acontece você segue seus instintos?

O que você faz?

E por que isso acontece?

Entre a fortaleza das fábulas de Aesop encontra-se o conto de "A raposa e o gato". No conto, os dois animais estão falando sobre como muitos truques e artimanhas que eles têm quando vem o perigo.
“Eu tenho muitas maneiras de escapar,” disse A raposa.
“Eu somente tenho uma,” disse O gato.
Logo os dois animais estão enfrentando uma matilha de cães famintos. O gato sobe rapidamente até uma árvore para a segurança, e A raposa congela, pensa sobre qual opção escolher e é comido vivo.

No poker, esse fenômeno é conhecido como paralisia de decisão de poker, e a menos que você seja um jogador experiente, você pode muito bem sofrer com isso durante os momentos vitais em seu jogo.

Este é outro exemplo tirado da minha vida.

Eu sou vegetariano e minha esposa não. Quando vamos a um restaurante, eu posso pedir a minha comida em poucos minutos, porque, se estou num restaurante vegetariano, eu só tenho um número mínimo de coisas que eu posso pedir.

Minha esposa, por outro lado, pode comer o que ela quer, e sim, você deve ter adivinhado, que ela leva muito tempo para tentar escolher algo, e mesmo assim, lamenta o fato de que ela deveria ter escolhido outra coisa.

Este segundo exemplo é importante, pois me permite explicar um método que você pode evitar a paralisia de decisão de poker, e eu chamo isso de entender a ‘mensagem central’.

No caso do restaurante a "mensagem central" se resume a uma crença.
Eu não como carne.
Entender minha "mensagem central" me permite tomar minha decisão muito mais rápido.

O problema surge quando nos deparamos com uma série de escolhas, e nós não podemos diferenciar entre o que é considerado "crítico" ou meramente "benéfico". No caso do restaurante é "crítico" que eu não coma carne, e compreender isso permite-me também escolher muito mais rápido do que um não-vegetarianos, que podem escolher entre todo o menu.

Essa falta de consciência do que é importante para nós, leva-nos a congelar. Estamos paralisados ​​pela nossa incapacidade de priorizar, e isso pode causar todo tipo de problemas em situações de negócios, situações pessoais e até mesmo a vida ou a morte.

Então como isso tem relação com o poker?

Aqui está uma mão que eu joguei no World Series of Poker (WSOP) Millionaire Maker para ajudar a demonstrar meu ponto de vista.

As blinds são 25/50 e tenho cerca de 4.000 na minha frente. Neste ponto do torneio minha "mensagem central" é simples.

Jogue poker e tente não perder tudo.

Há uma posição aberta, faço um call com dez pocket e há um call atrás de mim. O flop é [8h] [3c] [2h] e as apostas originais aumentadas são 225, faço o call e o terceiro jogador na mão faz fold.

O turn é o [7d] e mais uma vez meu oponente apostam. Ele faz 525 e eu faço um call. A carta final é o [Kd], ele aposta 875 e eu penso um pouco antes de fazer o call. Ele mostra um par de seis e minha mão é boa.

Em cada ponto na mão, fui confrontado com uma série de escolhas, e mais importante, eu sabia o que eles tinham antes do pré-flop aumentar e ainda fazer um jogo, porque ele só tem uma série de opções para escolher.

Isso me permite fazer uma série de decisões antes do tempo, e por manter meu foco na "mensagem central", eu posso fazer as minhas decisões com bastante rapidez, e com um mínimo de confusão.

A única vez que eu diminuí o ritmo foi no river. Eu precisava ver qual carta viria antes de tomar minha decisão. Quando vi o [Kd], analisei minhas opções e neste ponto comecei a sentir que estava tendo um momento de paralisia de decisão de poker.

Em suma, eu não sabia o que fazer. Minha mente ficou em branco. Eu não estava pensando em nada. Apenas olhando para a mesa enquanto o tempo passava. Foi nesse momento que a "mensagem central" pode se perder, e se isso acontecer, o desastre pode ocorrer.

Lembrei-me da minha "mensagem central" que era jogar poker e não ir à falência. Eu fold, call ou raise. Eu rapidamente desisti da opção raise e então tinha sobrado fold ou call. Eu não podia perder na mão. Reuni todas as informações que eu tinha, juntei meus pensamentos, e fiz o call.

É importante notar que a "mensagem central" podia mudar no decorrer do jogo.

No mesmo torneio, perdi somente 15bb. Minha "mensagem central" era shove ou fold. Quando veio o momento eu sabia o que fazer por causa da minha "mensagem central". Isto significa que não havia paralisia de decisão de poker para mim durante as vezes que precisava shove ou fold.

Esta é uma das razões por que a matemática desempenha um papel vital no poker, e aqueles jogadores que têm uma boa compreensão do mesmo, carregam com eles uma vantagem maior.

Quando o jagador está a sofrer de paralisia de decisão de poker ele pode simplesmente usar a matemática para tomar uma decisão. Isto remove a necessidade de analisar a situação e seguir a opção de instinto, que pode não funcionar nos casos de sofrer de paralisia de decisão de poker.

Estes são quatro pontos importantes para se lembrar.

1. Mensagem central

Lembre-se sempre que sua "mensagem central" é em um ponto determinado. Lembre-se, que ele deve mudar de acordo com a dinâmica do jogo em que está.

2. Avaliação

Sempre avalie os pontos onde você sofreu Paralisia de decisão de poker. Haverá uma razão que você congelou, e vai ser a fraqueza do seu jogo. Fale com as pessoas que estão mais avançados do que você para saber por que não poderia agir mais rápido.

3. Não tenha pressa

Se sofrer de paralisia de decisão de poker a pior coisa que você pode fazer é entrar em pânico e tomar uma decisão precipitada. Entenda que você momentaneamente perdeu o enredo, deixe seu ego e tome o seu tempo para recuperar os seus sentidos.

4. Sem arrependimentos

Viver uma vida de arrependimentos é o caminho mais seguro para solidificar sua paralisia de decisão de poker. Esteja em paz com suas decisões e isto vai permitir que você seja mais confiante quando tomar decisões no futuro. Esta decisão poker faz parte do seu corpo, é como um músculo e precisa crescer. Ele não vai crescer se você está constantemente lamentando seus erros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário