terça-feira, 3 de dezembro de 2019

A Inteligência Artificial e o Poker OnLine


A Inteligência Artificial do Facebook que poderia destruir a indústria do poker online




Por Victor Coifman


O jogo de poker exercita uma característica curiosa do ser humano: a habilidade de ser desonesto. Para vencer, os competidores devem analisar a maneira de jogar de seus oponentes e, muitas vezes, blefar, de modo que seus adversários desistam de disputar a rodada. Uma inteligência artificial mostrou que possui todas essas habilidades, e ganhou de uma mesa inteira de jogadores profissionais.

Segundo o MIT Technology Review, uma equipe da Carnegie Mellon University (CMU) e do Facebook utilizou toda essa inteligência artificial para derrotar seis profissionais bem sucedidos do esporte, na modalidade Texas Hold’em. Todos os perdedores já haviam ganhado mais de meio milhão de dólares em mesas de poker e eram personalidades conhecidas no esporte. Dentre essas pessoas, estava Darren Elias, que detém o recorde da maioria dos títulos do World Poker Tour, e Chris “Jesus” Ferguson, que ganhou seis títulos do World Series of Poker.

A nova tecnologia, chamada de Pluribus, jogou 5.000 mãos contra esses jogadores e ganhou mais do que seus oponentes. Em outro teste envolvendo 13 jogadores e 10.000 mãos, a máquina novamente saiu vitoriosa. O Pluribus adotou algumas estratégias surpreendentes, como a “Donk Bet”. Em várias ocasiões, blefou tão bem quanto os jogadores humanos.

O algoritmo foi tão bem-sucedido que os pesquisadores decidiram não divulgar seu código por medo de que ele pudesse ser usado para esvaziar os cofres das empresas de pôquer online. “Pode ser muito perigoso para a comunidade do poker”, diz Noam Brown, pesquisador do Facebook e ex-aluno da CMU que ajudou a desenvolver o algoritmo.

Um dos jogadores que estava presente na partida contra a máquina, Jason Les, disse que não conseguia descobrir as fraquezas do Pluribus: “Esta Inteligência Artificial era tão forte que você não conseguia encontrar nada para explorar e aproveitar”. Les relatou também que jogou bem contra a IA, mas foi “basicamente sortudo”, já que o software o pegou blefando várias vezes. Em compensação, afirmou que que a IA ​​lhe ensinou alguns truques: “Algumas das coisas que a máquina fez abriram minha mente para novas formas de jogo”.


Jogos como o xadrez são dados como uma maneira padrão de medir a capacidade da inteligência artificial, mas eles envolvem apenas dois jogadores e a maioria é jogada de tal forma que os movimentos de um oponente são visíveis. O poker, por outro lado, envolve uma mesa de vários jogadores e muitos movimentos possíveis.

“É alucinante”, diz Tuomas Sandholm, professor da Carnegie Mellon que ajudou a desenvolver o Pluribus. “Eu não achava que iríamos chegar onde chegamos – foi apenas há um ano que comecei a acreditar.”

Sandholm e Brown, em 2017, desenvolveram um programa de IA capaz de jogar poker contra um jogador apenas. Um programa capaz de derrotar vários jogadores seria muito mais complexo e era visto como quase impossível, já que o modo multiplayer não parece ter uma estratégia ótima a ser utilizada que garanta a vitória da máquina.

Então, no ano passado, a dupla desenvolveu uma técnica mais eficiente para explorar as possíveis combinações que acompanham cada carta distribuída. Não é possível considerar todas as mãos possíveis ou todas as estratégias possíveis que cada jogador está usando, pois muitos podem ser os cenários, mas a nova técnica reduz a pesquisa a um conjunto de possibilidades menor e mais fácil de gerenciar.

Outro diferencial da máquina é a simplicidade de seu sistema. Enquanto os algoritmos anteriores precisavam de complexos computadores, o Pluribus é executado em um único servidor.

A conquista é um importante marco para a inteligência artificial. Um programa de computador deve usar mais do que apenas computação bruta para vencer no poker. Também precisa de habilidade para negociar em circunstâncias incertas, usando os princípios da teoria dos jogos.

As técnicas usadas no poker têm muitos usos práticos, desde a precificação de produtos até a direção de carros autônomos em situações de tráfego intenso. Os algoritmos de estratégia também são potencialmente úteis em outros diversos contextos. O próprio Sandholm, por exemplo, tem uma empresa de consultoria chamada Strategy Robot, que trabalha em projetos de construção de softwares a serem utilizadas nas forças de defesa. Mas ele enfatiza que o código usado para o poker seria inútil nesses outros cenários, porque é programado exclusivamente para o jogo de cartas.

Vincent Conitzer, professor da Duke University e especialista em Inteligência Artificial e teoria dos jogos, diz que será importante ver se as técnicas empregadas podem ser aplicadas a outros jogos multiplayer. “Pode-se pensar que o poker multiplayer exigiria algumas técnicas fundamentalmente diferentes”, diz Conitzer. “O trabalho levanta muitas questões interessantes sobre a natureza dos jogos e configurações estratégicas.”

Brown diz que o Facebook não tem planos de aplicar as técnicas desenvolvidas para o poker de seis jogadores, embora possam ser usadas para desenvolver melhores jogos de computador.

Fonte: Insidly



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