quinta-feira, 11 de abril de 2013

Ronaldo Fenômeno - PokerStars Pro

Patrocinar Uma Estrela do Esporte é Bom Para o Poker?

Na última semana, a PokerStars contratou o Ronaldo Fenômeno como sua mais nova estrela patrocinada do Team PokerStars SportStars. A PokerStars já tem várias estrelas esportivas em seu quadro, mas Ronaldo foi o primeiro famoso do mundo do futebol a entrar para este quadro (estou bastante confiante que não será o último).

Ele não é a primeira estrela do esporte a se tornar um jogador de poker. Boris Becker, Rafa Nadal, Shane Warne e Lothar Matthaus são todos patrocinados por grandes salas de poker.

Ironicamente, alguns dos melhores jogadores de poker vindos do mundo do esporte são os que não conseguem encontrar um patrocinador; os jogadores de futebol Teddy Sheringham e Tony Cascarino, o boxeador Audley Harrison e os campeões de snooker Ken Doherty e Steve Davis (embora temos que afirmar que os cinco são significativamente menos famosos que as estrelas patrocinadas mencionadas acima).

É injusto patrocinar as estrelas do esporte?

http://resources.pokerstrategy.com/2013/04/08/sam-trickett-wsop2012-bg-11.jpg
Os patrocínios deveriam ser para
os jogadores de poker?
A comunidade do poker sempre fica dividida quando uma estrela do esporte é patrocinado. Muitos acreditam que dar uma banca de seis dígitos a alguém que já é multimilionário é completamente injusto, especialmente quando alguns deles sequer sabem jogar bem (se não todos).

Alguns jogadores não conseguem perceber o motivo das salas de poker não estarem interessadas em investir aquele patrocínio em um profissional de poker que "merece" o patrocínio por sua habilidade e trabalho duro.

A razão é simples, estes jogadores de poker, com exceção de talvez cinco ou seis grandes nomes, não são totalmente famosos. Nós, jogadores, cometemos o erro de achar que são famosos porque nós os conhecemos, e inadequadamente assumimos que eles têm a mesma influência e presença de uma mega estrela como Ronaldo.

E mais, sequer somos o público alvo destes patrocínios. Como jogadores que levamos o poker a sério, já nos convertemos ao jogo. Já conhecemos a PokerStars, não precisamos de um jogador de poker veterano para nos falar sobre ela.

Fama no poker vs fama atual

http://resources.pokerstrategy.com/2013/04/08/ronaldobohy60j47k.jpg
Ronaldo, a lenda do futebol
Digamos que em vez disso a PokerStars escolhesse um profissional de poker já estabelecido para patrocinar - por exemplo Sam Trickett, que é sem dúvida um dos melhores jogadores do mundo no momento. Ele certamente é um dos grandes nomes que a maioria de nós diria que 'merece' um patrocínio.

Mas, na verdade, o que se conseguiria com o patrocínio assim? Trickett é um jovem jogador talentoso, e de certa forma muitos jogadores queriam ser como ele. No entanto, ele não é muito conhecido fora do poker. Qualquer pessoa que o conhece já tem uma conta na PokerStars, e já fez a decisão de jogar ou não.

Compare com o Ronaldo. Não apenas os jogadores de poker o conhecem, qualquer pessoa interessada em esportes também o conhece. Todos no Brasil o consideram um ídolo; muitos deram nomes aos seus filhos em homenagem a ele. Os jornais querem escrever sobre ele. Quando ele anda na rua as pessoas o param para pedir autógrafos e tirar foto com ele. Ele tem mais de 3,5 milhões de seguidores no twitter, o que é uma marca impressionante para um jogador de futebol que jogou antes da era do twitter.

Quando ele carregar a marca da PokerStars, milhões de pessoas poderão vê-la, porque ele estará nas páginas de esportes dos jornais e nos programas de televisão. Quando as pessoas virem Ronaldo apoiando a PokerStars, milhões descobrirão a PokerStars pela primeira vez. Muitos dos seus grandes fãs terão a curiosidade de saber o que é o logotipo e vão até à página da PokerStars na internet, alguns eventualmente podem fazer o download do software e experimentar os jogos a dinheiro fictício, e alguns vão realmente depositar e começar a jogar.

Isso acontece a cada vez que ele é visto com este logotipo (que será muitas vezes).

Uma estrela do esporte não tem só o poder de fazer com que o logotipo seja visto por milhões, mas também uma base de fãs bastante fiel para converter pessoas que de outra forma não teriam demonstrado interesse pelo jogo. Se você é brasileiro, fã do Real Madrid, Barcelona, Inter de Milão ou apenas gosta do futebol em geral, você terá um olhar para o poker mais favorável agora do que antes dele ser contratado.

Trazendo o poker para mais perto do esporte

http://resources.pokerstrategy.com/2013/04/08/semi_ronaldo_letters.jpg
Talvez milhões de novos fãs do poker?
As estrelas do esporte ainda trazem outra importante qualidade para o poker - a legitimidade. Muitas pessoas no jogo querem separar o poker de outros jogos de cassino, como roleta, e alguns querem ir tão longe até o ponto de tratá-lo como um esporte. As estrelas do esporte sabem tudo sobre competição, então se puderem fazer um paralelo entre o poker e sua vida passada como atletas, torna-se muito mais fácil para os outros que não são jogadores de poker fazerem o mesmo.

Claro que haverá aqueles que vão assumir que a estrela do esporte perdeu a cabeça e se tornou um viciado compulsivo. Os esportes sempre tiveram uma proximidade com as apostas desportivas, por isso essa comparação é cômoda de se fazer.

Para muitos daqueles que estavam em cima do muro sobre o poker, o patrocínio de uma lenda dos esportes pode ser o empurrão que estava faltando para a direção correta.

Creio que a contratação de Ronaldo foi uma jogada brilhante. Não só porque ele é provavelmente um dos cinco melhores jogadores de futebol de todos os tempos, mas também porque ele é um ídolo para a crescente massa de jogadores de poker no Brasil. Se as salas de poker estão dispostas a pagarem uma grande quantidade de dinheiro para colocarem suas marcas nas pessoas, prefiro que seja em pessoas que possam atrair sangue novo para as mesas, em vez de alguém que tem o respeito da comunidade.

Por Barry Carter - PokerStrategy

Nenhum comentário:

Postar um comentário