segunda-feira, 2 de março de 2015

Estratégia Sit And Go - Conceitos Gerais - #1


Sit and Go #1
Conceitos Gerais e Mãos Iniciais


Por Caio Pessagno

Como prometido vou começar a colocar aqui no blog um material com técnicas para jogar torneios do tipo sit and go, aqueles torneios de poker que começam assim que atinge um número pré-determinado de jogadores. Geralmente duram 40 ou 50 minutos e podem ser iniciado com uma ou mais mesas. A questão é que quanto mais jogadores, mais longos e parecidos com os mtts eles ficam. Então nada de querer inventar! Comece pelos torneios com nove jogadores e só depois vá subindo para 18, 27, 45, 90 e 180 players. Se fizer essa escalada de maneira controlada e gradual certamente poderá jogar torneios multitables com muito mais possibilidade de se manter lá em cima e puxar grandes premiações. Eu joguei mais de 10 mil sngantes de me firmar nos mtts.

A primeira coisa que a pessoa tem que saber é que todo jogo precisa de uma estratégia se quiser vencer. Além de conhecer as regras do jogo (lógico) tem que compreender a estrutura do torneio. O tempo de blind é normal ou turbo? Paga quanto e pra quantos?

O lance do valor do buy-in é algo que tem que ser levado em conta. Ninguém é louco de ficar rasgando dinheiro, mas é muito mais fácil se desapegar de $1,50 do que $15! Por isso os torneios mais baratos tem um field com jogadores com menos experiência ou recreativos. O jogo é mais solto, com um bando de maluco pagando pra ver flop quase toda hora e se arriscando com muito mais mãos. Já os torneios acima de $11 possuem jogadores mais regulares e um jogo mais sólido.

Só depois de entender isso podemos começar a bolar um plano. E o primeiro passo é dividir o torneio em três partes: fase inicial, fase intermediária e fase final. Não é nenhum segredo e intuitivamente a maioria das pessoas fazem isso. O grande lance é saber como os jogadores geralmente se comportam em cada uma dessas fases e como você pode agir e criar condições de cravar a parada!

A segunda coisa é identificar qual é o grupo de mãos iniciais que vc tem quando recebe as cartas. Pra isso jogadores mais teóricos das antigas fizeram essa divisão em 8 grupos de mãos:

Grupo 1: AA | KK | QQ | JJ | AKs
Grupo 2: TT | AQs | AJs | KQs | AK
Grupo 3: 99 | JTs | QJs | KJs | ATs | AQ
Grupo 4: T9s | KQ | 88 | QTs | 98s | J9s | AJ | KTs
Grupo 5: 77 | 87s | Q9s | T8 | KJ | QJ | JT | 76s | 97s | AXs | 56s
Grupo 6: 66 | AT | 55 | 86s | KT | QT | 54s | K9s | J8s | 75s
Grupo 7: 44 | JT | T9 | 33 | 98 | 64s | 22 | KXs | T7s | Q8s | 53s | 43s
Grupo 8: 96s | 85s | J7s | 74s | A9 | Q9 | J8 | T8| 42s | 32s | 78 | 67 | 56 | 45 | K9

Com esses grupos de cartas em mente você irá ajustar o seu jogo de acordo com as fases que citei acima. Essa separação é importante pois ajuda a reconhecer mais rapidamente a força da sua mão logo que você bate o olho na mesa. Lembre-se que pra conseguir jogar mais torneios ao longo do dia e otimizar os seus ganhos o ideal é abrir mais de uma mesa ao mesmo tempo, subindo de maneira gradual de uma até chegar pelo menos em 6 ou 8 simultâneas.

Por hoje vou terminar com esses grupos. Analise os grupos, fique olhando pra eles e faça uma espécie de foto mental. Na próxima semana eu coloco a continuação desse material já falando de como atuar na fase inicial.


Próxima postagem dia 13.03.2015

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