quarta-feira, 11 de março de 2015

Poker OnLine é Rigged?


Você pensa que o Poker OnLine é Rigged?


Por Marcelo Martins


Olá, pessoal!

Hoje, escreverei algo diferente... duas histórias engraçadas que aconteceram esses dias e que me fizeram lembrar da velha discussão sobre ser o poker online catrupiado.

Já está batido esse assunto e quem joga poker sabe que não tem essa de rigged software (o que pode haver é falcatruas do tipo "super contas" e tal, mas aí é outra história).

Contarei aqui dois "causos". O primeiro aconteceu online e o segundo, live.



Primeira mão no Full Tilt


Estava jogando um torneio no Full Tilt, estava short stacked, com 15 BBs, procurando alguma forma de dobrar.

Recebo 7♦ 7♠ e dou um raise em MP2. O botão dá reraise e eu sabia que ele podia ter qualquer coisa, pelo que tinha visto até então. Se eu voltasse all-in agora, com certeza ele pagaria e possivelmente teríamos um coin flip.

Assim, como estava fora de posição, pensei em fazer um stop and go. Pra quem não sabe, é quando pagamos o raise aqui (geralmente é feito pelo BB, mas a minha posição ficou bem parecida com isso) e vamos all-in depois do flop, independentemente do que vier.

E não deu outra. O flop bateu T♠ A♥ 9♥ e fui all-in.

Infelizmente, o adversário mostrou A♣ A♠ e eu contava com uma chance de vitória de ínfimos 3,33%, segundo a calculadora de odds.

O turn e o river trouxeram, respectivamente, J♥ e 8♠, dando-me a improvável vitória com a sequência. Foi muita cagada de verdade! Mas, pelo menos, voltei pro jogo e tinha mais chances na disputa.

O cara deve ter tiltado e, quem sabe, reclamado sobre ser o jogo rigged!




Segunda mão no Full Tilt


Exatamente três mãos depois, recebo 3♦ 3♥ no UTG e entro de raise. Recebo quatro calls (MP1, botão, SB e BB) e começo a torcer para bater essa trinca para ficar monstro!

O flop bate 7♣ 3♠ 4♠. Trinca milagrosa!!! Saio apostando um pouco mais da metade do pote e torcendo para alguém voltar com tudo! Entretanto, recebo apenas um call do MP1 e ficamos heads-up.

O turn traz um 9♥. O pote tinha 15K a essa altura e eu, com 13K em fichas vou all-in. O MP1 pagou até bem rápido e mostrou A♠ Q♠. Assim, eu tinha 84,09% de chances de vitória, melhor que um AA pré-flop!

Todavia, eu juro que, quando vi o cara pagando meu all-in no turn com o flush draw, eu pensei: "Puta merda, perdi! O Full Tilt vai pegar as fichas de volta agora!" kkkkkkkk

Sei que muita gente tem esse feeling... parece que sente que vai bater a maldição! E não é que bateu mesmo?? O river vem 8♠ e sou eliminado do torneio.

Óbvio que não penso em catrupe nenhum, nem na primeira mão, nem na segunda, pois 3,33% e 15,91% de chances não são zero! Podem e vão acontecer, exatamente nessa probabilidade.

O feeling que nós temos, geralmente, só é lembrado quando ele de fato acontece, tratando-se tão-somente de uma memória seletiva. Revejam suas mãos e vejam como, nesses casos, a mão segura quase sempre! Só lembramos quando ocorre a bad beat.




Primeira mão ao vivo


As duas mãos que comentarei agora aconteceram na última vez que joguei poker live aqui em Lavras-MG, no Lavras Pôquer Clube. Aproveito aqui para mandar um abraço para o meu amigo Gabriel Laurente, administrador do Clube.

Eu já tinha sido eliminado do torneio, em 12º, mas fiquei para assistir um pouco da mesa final! Rapidamente, formou-se a mesa e, mais rápido ainda, estavam em 7 jogadores restantes. ITM era no 6º, ou seja, estavam na bolha!

Um jogador deu raise e o BB (chamarei o nosso amigo aqui de Azarado; se ele ler este artigo saberá que não é nada ofensivo, apenas um fato, nesse dia, kkk) deu call para defender com T♠ 7♠.



Não lembro muito bem as cartas exatas de cada um, mas a ideia é o que importa aqui. Vem no flop três cartas de espadas, dando o flush para nosso amigo Azarado! Na mesa final, tu defendendo BB, é um sonho esse flop!

O BB deu check, o outro jogador estava com bem menos fichas que ele e voltou all-in. Azarado deu call feliz da vida, mas o outro mostrou K♠ J♠.

Beleza! Ele deu azar aqui porque o cara tinha, justamente agora, a essa altura do torneio, um flush maior. Bola pra frente, pois ainda restaram uns 20 a 30 BBs para continuar na disputa.




Segunda mão ao vivo


Mais ou menos uma órbita depois, há um raise na mesa (não lembro bem as posições, mas também não importa aqui) e Azarado dá call com um par de 4-4. O flop traz um maravilhos 8-4-3.

Que mais ele queria? Deve ter pensado: "agora eu vou dobrar e voltar pro jogo!".

O jogador que aumentou pre-flop dá uma c-bet forte e Azarado volta all-in!

Engraçado que o raiser pensou um pouco, fez uma cara estranha e acabou dando call. Sabe o que ele mostrou? Um par de 8-8 na mão, fazendo uma trinca maior e, dessa vez, eliminando o nosso amigo Azarado do torneio!

Aqui não foram tecnicamente mãos do tipo bad beat, pois as cartas que estavam vencendo seguraram, mas o fato é o azar do jogador de, na mesa final, com apenas sete jogadores, ser eliminado dessa forma.

Eu falei depois com ele e brinquei: "Se fosse online, tu teria marretado o PC e xingado o PokerStars até!!! kkkkkk"

E é isso aí, pessoal. Resolvi escrever isso porque presenciei essas situações recentemente, tanto online como live, para mostrar que o chamado "azar" é comum, e não é porque o jogo é online que é rigged.

Digo até mais, já vi coisas "com baralho de verdade" que é de dar medo!!! E olha que nem tenho jogado muito ao vivo, hein?!

Para finalizar, uma frase muito sábia (não sei de quem é, mas tinha a foto do Negreanu lá) que compartilhei por esses dias no Facebook:
 "A sorte nunca dá, ela apenas empresta."







Nenhum comentário:

Postar um comentário