quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Vencendo com Check-Call


Vencendo com check-call


Já foi dito milhares de vezes que a jogada mais fraca do poker é o call, que é melhor fazer raise ou fold. Na minha opinião, existem situações em que este comentário simplesmente não é verdade. Recentemente, joguei uma mão online no Full Tilt Poker que serviu como perfeito exemplo de como check-call pode lhe ganhar uma mão que você normalmente perderia se foldasse (óbvio) ou fizesse raise.

A chave para situação é que eu reconheci que estava diante de um adversário agressivo e que eu tinha uma mão marginal. Eu estava jogando $10/$20 6-max No Limit Hold'em, e a mesa foldou até mim, que estava no botão com um par de noves vermelhos. Eu estava deepstacked com $2,447, e fiz um raise padrão para $60. O jogador no small blind, que estava ainda mais deep, com $3,356 em seu stack, fez raise para $210. O big blind largou.

Esta era uma situação interessante. Eu evidentemente não iria largar a mão, mas eu acho que par de noves é o tipo de mão onde é melhor fazer o call do que raise. Pense: se eu fizesse raise e levasse um re-raise, eu não iria mais achar minha mão tão boa. Então, prefiro o call.

O flop veio 5d8dQh, e apesar de não ser um flop excelente, com apenas uma over-card em relação ao meu par de noves, decidi que iria fazer call em todas as apostas. Havia $437 no pot e meu adversário apostou $280. Coloquei ele em um range bastante amplo. Ele era um jogador bom e agressivo, e apesar de poder ter acertado a rainha, ele também poderia ter uma mão como A-J, J-10s ou K-Js. Naquele caso, não acho que você deve foldar noves, mas não recomendo fazer raise com eles também. Então fiz o call, levando o pot a $997.

O turn era um Jd, me dando um flush draw e um gut-shot draw. Meu oponent checkou, e eu cheguei a considerar fazer uma aposta. Mas depois pensei direito: que mão melhor que a minha eu poderia convencer a foldar? Se ele tem um par de dez sem o 10 de ouros, ele provavelmente vai foldar. Mas, só essa. Se ele tem Ases ou Reis, provavelmente não vai largar. Tirando o par de dez, as únicas mãos que vão fazer o call são mãos que estão ganhando de mim. E eu poderia levar um check-raise e ter que largar a minha mão sem ver o river. Então fiz check de novo.

O river era um 8c, que pareou a mesa, mas não mudava basicamente nada. Eu torci para que ele fizesse check novamente e me deixasse fazer o check com o que era provavelmente a melhor mão. De fato, ele checkou e mostrou AdKh, e eu ganhei o pot.

Analisando a mão, acho que fiz o certo em apenas checkar ou fazer call até o fim. Pre-flop, quem sabe, se eu fizesse o re-raise, qualquer coisa poderia acontecer, inclusive ele fazer um shove all-in me obrigando a foldar. No flop, um raise provavelmente teria funcionado, mas seria uma jogada arriscada. Uma aposta minha no turn poderia ter sido desastrosa. Ele tinha mais dinheiro que eu na mesa, se mostrou um jogador agressivo, e tinha um nut-flush draw mais um gut-shot e duas over-cards. Existe uma boa chance de que ele faria o check-raise all-in, que seria uma excelente jogada. Eu teria que largar a melhor mão se ele fizesse isto.

Naquela situação, eu não queria dar brecha para ser dominado, e ainda tinha bastante showdown value com minha mão. As vezes, contra um jogador agressivo em uma situação marginal, é melhor não ser agressivo. As vezes, a agressividade pode lhe custar um pot que seria seu se tivesse sido um pouco mais cauteloso.

Este artigo foi escrito por Nick Schulman para o site do Full Tilt Poker.


Nenhum comentário:

Postar um comentário