quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Cravar!!!


Quando você vence em seus objetivos.
Quais são seus objetivos?

Olá, amigos!
Bom, essa semana vi um post do nosso principal jogador, grande exemplo para todos nós que jogamos, André Akkari, dando boa noite, dizendo que ia dormir feliz por cravar um torneio.
Essas coisas, geralmente, mexem comigo. Não vivo de Poker e não tenho o objetivo disso, porém, como qualquer um, tenho o sonho.
Mas isso, requer muito estudo, muito trabalho, dedicação e acima de tudo uma mentalidade de vencedor acima da média, coisa que nosso exemplo mostrou a todos que é o caminho, pois ele se tornou o campeão que é através de toda essa entrega ao Poker.

 Não tenho a pretensão de chegar tão longe, queria, mas não acho que sou tão forte. Porém, cada vitória, cada torneio ITM, cada mão ganha, são um outro alento.
Há muita diferença entre “ilusão”, “enganação” (a própria, no caso), a “esperança” e o trabalho duro, dia a dia, que envolve tudo que já citei acima como esteio que forma um verdadeiro vencedor como o Akkari.
André Akkari

Bem, mas esse post não é para discutir isso, esse post é mais um incentivo do que uma homenagem ou, em si, uma aula.
Cito o Akkari porque ele é e merece o posto de melhor em minha opinião, que sei, é da grande maioria dos jogadores brasileiros, isso, claro, sem desmerecer nenhum outro, porque, hoje, com o avanço do Poker no Brasil, temos excepcionais jogadores tanto na tela quanto no pano e que, dia a dia conquistam mais e mais espaço com vitórias importantes para nosso esporte.

Desde outubro, eu dei uma diminuída no meu ritmo de jogo, quem acompanha o nosso blog sabe que há muito tempo eu jogo recreativamente as mesas de microlimites da Pokerstars, em geral 90men e 45men de 25c. Resolvi dar alguns tiros nos 12men de $1,50, mas sem um grande compromisso.

Em 2009 criei minha conta na Pokerstars, ganhei $2 de bônus e comecei a jogar os 45men de 25c. Deste então minha planilha já bateu mais de $650 dólares positivos.
Nesses 5 anos, joguei mais de 5600 SnGs. Recreativamente passeei pelos 90men de $1,50 Knockout, pelos 180men de $2,50, 45men de $1, e, como todo menino bobo, joguei Zoom de 1c/2c, entre outros jogos oferecidos pela Stars. Enfim, Poker muito mais recreativo do que voltado ao profissionalismo.

Nem sempre positivo, nem sempre negativo, venho vivendo minha aventura nesse jogo pela qual sou apaixonado. E, com certo orgulho, por ter transformado 2 dólares em um bankroll que me permitiu continuar sempre jogando sem necessitar fazer depósitos.

Mas, Poker vive de objetivos, pois mesmo jogar por jogar sempre acabará se tornando monótono.
Andei brincando e gastando e meu bankroll que acabou diminuindo e isso me deixou triste. 
Então, objetivei, era hora de levar um pouco mais a sério e subir definitivamente nos torneios.

A primeira coisa que um jogador se pergunta é: “Estou pronto para um torneio diferente e mais caro?”, bem, nesse momento, você tem que responder: “Estudarei o torneio, seu field, a melhor forma de jogá-lo e continuarei, aos poucos me adaptando e consertando meu jogo na medida que os erros apareçam."

Feito isso, resolvi no dia 1 de janeiro, começar 2014 “subindo de nível”. Primeira coisa é ajustar o bankroll a esse nível e, como é claro, um mínimo de 100 BigBlinds para iniciar qualquer projeto.

Então, após utilizar meu dinheiro em algumas coisas durante o ano, e confesso, enfraqueci muito meu bankroll com saques e com, como eu disse, a bobeira de jogar Zoom, uma modalidade que, tenham certeza, só serve para marcar pontos, não para se fazer lucro, exceto para poucos “kamikases” da vida.
Já cheguei a ficar mais de 50$ up num mês em Zoom, para em seguida passar por uma fase ruim e perder praticamente tudo ou até mais do que ganhei no mês.
Portanto, você que quer jogar Poker, tenha certeza, jogue MTT ou SnG, porque Cash é só para quem tem dinheiro para jogar apostando contra a variância brutal e precisa ter um Poker excelente, fora que, no caso do Zoom (ou na mesma modalidade em outros salões) as probabilidades matemáticas viram uma roleta russa onde as leis da física não existem. A bala que sai do cano é capaz de dar a volta na cabeça do vilão, e voltar certeiramente no meio da sua própria testa. Se quer ser alguém, mesmo que recreativamente, no Poker, preserve até a si mesmo, evite cash ou estude o triplo do normal para se arriscar.


Looby do Torneio 180men PokerStars


Dito isso, meu primeiro passo foi reestruturar meu bank até o final de dezembro para poder me voltar para um objetivo.
Nesse meio tempo apareceu o torneio de 180men de $1 estilo normal, na PokerStars, antes, confesso, só havia visto turbo desse torneio ou mais caros do que $1.
Imediatamente, com meu sucesso (relativo, claro, pois joguei despreocupado por anos e não por meses) nos 90men de 25c (no qual minha planilha mostra, atualmente, $471,46 positivos em 3347 SnGs dessa modalidade– Lembrem-se, isso veio de apenas $2 que ganhei de bônus ao criar minha conta na PokerStars), resolvi que esses torneios seriam o alvo da minha meta de 2014.

Dei duro em novembro e dezembro, joguei torneios, joguei zoom para marcar pontos e liberar bônus, e ao final de dezembro, meu bankroll tinha subido a $107,83, mais do que as 100 BigBlinds necessárias para começar e, no dia 1 de janeiro, comecei o projeto.

Rapidamente senti a grande diferença.
Claro, são torneios mais longos do que os que estou acostumado e, para fazer o volume necessário, preciso jogar um número razoável simultâneo e, isso, as vezes, fica complicado em determinados horários.

Senti a diferença de field, o cansaço pelo tempo longo de torneio, a pressão maior das táticas de jogo diferenciadas, e a grande variância que sempre marca a PokerStars.

Qual forma de jogar devo escolher?
Comecei jogando como jogo sempre os 90men, e comecei a fazer testes ao longo dos torneios.
Jogando LAG, TAG, Nit... Confesso que meu período de testes prossegue, porém, agora mais consciente do terreno em que piso.

Inicialmente, como todo desconhecido num field, meus resultados dispararam, e nos primeiros 20 dias de janeiro cheguei a estar com ROI de mais de 60%, porém, como faço volume, era inevitável que isso se ajustasse com o tempo, e como eu previa, no restante do mês e início de fevereiro isso se realizou. Cheguei a bater mais de $50 dólares positivos, porém, encerrei o mês pouco mais de $28 positivos em 152 SnGs jogados em 31 dias.
Um resultado que, confesso, me surpreendeu. Não esperava um rendimento tão bom, porém é explicável pelas circunstâncias e pela minha experiência em torneios. Mais por isso do que por habilidade ou qualquer coisa.

Prossegui jogando mas, nos últimos 15 a 20 dias (final de janeiro e começo de fevereiro) a variância começou a se fazer presente e ajustar meu ROI para a realidade comum de jogadores de SnG, porém, mantive o objetivo, que era me mover o máximo possível entre as primeiras posições e sentir o gostinho de estar ITM num torneio longo, desconhecido e com um field que se mostrou ao longo dessas semanas de jogadores que sabem bem o que estão fazendo, principalmente na parte afunilada antes da bolha.

Pensei que nos primeiros meses, conseguiria ficar algumas vezes entre os 6 ou 4 primeiros até, estar preparado para disputar realmente por posições ou até lutar por um 1º lugar (a nossa tradicional cravada).

Devo dizer que, apesar de tudo não abandonei os 90men de 25c, pois gosto de disputar esses torneios e eles me prepararam muito bem para jogar torneios longos e espero, futuramente, MTTs.
E essa semana, voltei a cravar um de 90men, num momento que, como disse, a variância estava ajustando meu ROI nos 180men e eu estava levando muitas bads e perdendo um pouco a confiança, inclusive.
Essa cravada nos 90men de 25c acendeu meu psicológico, que como já tratei aqui mesmo em outro post é importantíssimo e, acabei colhendo fruto disso.

Cravei, muito antes do que havia programado, um SnG de 180men de $1.
Eu, na verdade, já havia chegado perto duas vezes, com dois 2º lugares e com mais dois 3º lugares, mas vi com normalidade não cravar por ainda não estar preparado para enfrentar de igual para igual o field desses torneios.
Admito que, ainda não estou totalmente satisfeito, e não pararei de trabalhar para isso. Mas reconheço que, não cravei por acidente, eu joguei a sessão com a concentração e com o psicológico como há algumas semanas eu não jogava, e pude ver os momentos certos de aproveitar as cartas e os erros dos adversários.
Tanto que, a mão final do HU, considero um erro do adversário que, devo deixar registrado, jogou muito o torneio todo e, vendo seus stats no prolabs, percebi ser um jogador de Poker realmente e não um mero dia de sorte de um recreativo.

Abaixo o Boom da última mão, onde eu arrisquei e ele deu um call, a meu ver, errado, confiando tudo num AK contra uma possível mão feita.
Agora, ele até podia achar que eu estava blefando e fazendo uma steel, porém, naquele HU, foi apenas meu segundo ou terceiro push pesado, portanto ele deveria ter visto que eu não faria sem ter o top pair.






Bom, agora, alcançados 200 SnGs, com ROI de 28,5%, e ITM de 24,5% começa a se desenhar uma realidade a se lutar.
Mas, com algo a mais, pois pode parecer pouco para muitos, mas para quem inicia um terreno inexplorado, logo tão cedo acumular 5 resultados tão positivos (fora os outros, claro, foram 49 ITMs) é um alento e um incentivo de que realizar é possível, basta lutar e se focar, e, principalmente, estudar, claro, e, acima de tudo, mesmo nos momentos difíceis, levantar a cabeça e acreditar em si próprio. Esse é o saldo dessa semana com duas cravadas, a principal essa tão cedo.

Como disse o Akkari, ir dormir com uma cravada num torneio é delicioso demais. 
Ele recomenda e eu também recomendo.

Você que está começando a jogar e quer se manter no Poker, crie objetivos, organize um cronograma de estudo e, acima de tudo jogue focado, e sem medo da variância, porque ela existe e é sua maior inimiga, mas ela não é invencível.

Confie na sua força e no seu coração e na sua capacidade, como pessoa e ser humano, de sempre evoluir, aprender, conquistar.

Sorte? Tá, ela existe, tem uma parcela, mas, no meio desse mar de grandes jogadores, a sorte não vai determinar realmente o final da história. Porque ganhar de 10 jogadores é uma coisa, ganhar de 180 (usando apenas como exemplo meu caso) é algo que, matematicamente é impossível para a tal da “sorte”.
Precisa, forçosamente fazer algo mais, até mesmo para chegar a uma posição que alguma sorte possa ajudar a continuar na disputa.
Portanto, sorte é um fator, mas não preponderante, como em qualquer outro esporte.
Estar concentrado, ter habilidade, saber avaliar seus oponentes (sem jamais, e ouçam bem, JAMAIS subestima-los) se aliará muito mais facilmente a um bom dia para se fazer chegar a um bom resultado, e, o algo mais que você aprender, levará ao topo.

Gráfico dos 200 SnG 180men jogados


Esse post celebra meu momento, que, pode parecer pouco, mas é uma vitória e, acredite, todas s suas vitorias por menores que sejam constroem você e moldam o seu caminho futuro, então elas devem ser valorizadas, lembradas e respeitadas, senão por outros, principalmente por você mesmo.

Jogue e confie em você, a minha confiança voltou, e pra ficar.

Boas mesas para todos, joguem SnGs e se preparem para jogar MTTs no futuro, criem um objetivo e persistam nele até o fim.

Poker é torneio, Poker é esporte e Poker é muito gostoso de jogar.

Abração a todos e continuem conosco em nosso blog.
MarcioCP


Quem quiser acompanhar esse modesto jogador que vos escreve, segue os dados no ProLabs. Obrigado pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário