quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Devemos Chamar Fish ao Fish?

Devemos Chamar Fish ao Fish?

O Barry Carter pergunta se o fato de nos referirmos aos jogadores inexperientes como "fishes" é mau para o jogo ou apenas um pouco de diversão?


Na semana passada, o KevinWilliams juntou-se à equipe de treinadores da comunidade inglesa e produziu um vídeo com o título Take the Target Off Your Back (vídeo em o inglês), onde fala sobre a imagem na mesa e sobre como detectar jogadores inexperientes.

Embora o vídeo seja sobre como detectar maus jogadores e como evitarmos dar sinais de que poderemos ser maus jogadores, o vídeo trata com muito respeito os jogadores inexperientes.

Na verdade, Williams diz claramente que ele não gosta de ver as pessoas a usar a palavra fish porque acha que isso é uma falta de respeito.

A ideia de fish e sharks no poker é quase tão antiga quanto o próprio jogo. É uma visualização excelente de como funciona a ecologia do poker; como uma cadeia alimentar marinha: a maior parte dos jogadores são peixes fracos e indefesos, presas fáceis para os mais fortes, que são os tubarões.

Eu gosto da analogia. Faz parte do folclore do poker e é uma das partes divertidas dele. Aqui na PokerStrategy.com, até temos imagens com o fish e o shark como parte do nosso material de marketing Tell-a-Friend (veja abaixo).

Mas será que devemos usar a palavra fish (ou donkey) quando nos referimos a jogadores inexperientes, tanto nas costas deles como nas mesas?


http://resources.pokerstrategy.com/2012/11/07/tafshark.png
A analogia do shark e do fish: faz parte da cultura do poker.

Não toques no aquário

No poker costuma dizer-se: "não toques no tanque/aquário". Isto basicamente significa: "não tentes alertar um jogador para o fato de que ele é mau".

Embora seja uma máxima normalmente compreendida do jogo, os novos jogadores continuam a ser chamados de nomes pejorativos como fish a toda a hora.

Eu assisti em primeira mão ao efeito que esta rotulagem de jogadores aparentemente inofensiva pode causar. A minha mãe é o típico jogador "fish" a que nos referimos quando falamos sobre as pessoas que mantêm a economia do poker à tona. Ela joga torneios online nas microstakes apenas por diversão. Quando as pessoas a chamaram de fish algumas vezes no chat isso resultou em duas reações:

http://resources.pokerstrategy.com/2012/11/07/funny-cat-looking-through-fish-tank.jpg
Não toques no aquário
Primeiro de tudo, ela sentiu-se ofendida e alienada. Claro que isso não durou muito, porque ela anda pela Internet há tempo suficiente para saber que vai sempre encontrar idiotas a dizer coisas online que não teriam coragem de dizer na vida real.

A segunda reação foi que ela quis saber mais - na verdade, quis saber tudo - sobre esta hierarquia de fishes e sharks. Isto abriu-lhe os olhos para a diferença de skill que existe no poker.

Isto é precisamente o que os bons jogadores não querem que aconteça. Sempre que alertas um jogador para a sua incompetência, uma de duas coisas acontece: ou eles procuram melhorar o seu jogo ou deixam de jogar.

Alienar a base de clientes?

http://resources.pokerstrategy.com/2012/11/07/poker-sharks-darya-hrybava.jpg
Estamos a alienar
os jogadores inexperientes?
Acima de tudo, a minha mãe sentiu-se um pouco desapontada como cliente, pelo facto da sala de poker permitir que isto aconteça no chat.

Nem quero imaginar o que ela teria sentido se lhe falasse de coisas como softwares de tracking e ferramentas de seleção de mesas.

Ela ainda continua a jogar um pouco, mas essas primeiras experiências fizeram com que ela ficasse com uma má imagem do jogo. Isso é uma vergonha porque ela gosta do jogo; isso é uma vergonha porque, acreditem em mim, vocês querem a minha mãe na vossa mesa.

Não me consigo lembrar de qualquer outra indústria onde as pessoas responsáveis pelo marketing incentivem parte da sua base de clientes a explorar a outra parte, a base de clientes muito maior. Há uma forte cultura das salas de poker online promoverem a sua sala dizendo: "a maioria dos nossos cliente não presta, venham e fiquem com o dinheiro deles".

Este tipo de marketing funciona porque esta mensagem passa a ideia de que "todos os jogadores são maus menos tu". São poucas as pessoas no poker que acham que são fishes, independentemente da quantidade de dinheiro que já derreteram. Quando ouvem mensagens destas, escolhem acreditar nelas.

Jogadores recreativos

http://resources.pokerstrategy.com/2012/11/07/poker-fish-2.jpg
Os jogadores recreativos
são o futuro do jogo
O que quero saber é: Devemos ser mais cuidadosos na maneira como falamos sobre os jogadores inexperientes nas suas costas?

Eu próprio considero-me culpado por no passado me ter referido aos novos jogadores como fishes - não para julgá-los, mas simplesmente como uma forma rápida de os distinguir dos jogadores sérios.

Estava errado ao fazer isso? Mais recentemente, em vez disso, tenho usado o termo jogadores recreativos, principalmente porque eu mesmo me tornei num deles.

Depois de ter levado o poker a sério durante vários anos, agora apenas jogo poker por diversão. Embora ainda consiga bater o meu jogo caseiro, sou provavelmente um dos piores jogadores entre os meus amigos que levam o poker a sério (possivelmente por essa razão, agora sou um pouco mais sensível à palavra fish).

Não sou fã de julgar uma pessoa pela sua habilidade para o poker, seja boa ou má, e estou a começar a ficar irritado quando as outras pessoas o fazem.

Devido à variância, o poker é provavelmente o principal jogo onde podes superestimar a tua habilidade e eludires-te em pensar que és melhor do que na realidade és. Começo a pensar que sentir a necessidade de chamar fish aos jogadores inexperientes é uma forma de tentarmos convencer-nos que também não somos fishes.

O futuro do jogo?

Talvez a principal razão pela qual devemos ter o cuidado de não chamar fish aos jogadores é porque os jogadores inexperientes são vistos como o futuro do jogo. Toda a gente anda à procura de uma forma de aumentar o tráfego e as receitas do poker online e a maioria pensa que os novos jogadores que depositam são a chave para o futuro.

Eu acho que o futuro do marketing no poker deve passar menos pelo ênfase da diferença de skill que existe e mais sobre como o jogo é divertido. O nosso CEO Dominik Kofert estabeleceu um ponto similar numa coluna que escreveu sobre o marketing para os video gamers, em vez da indústria continuar dependente de gamblers para o futuro.

Claro que a diferença de skill não deve ser completamente ignorada - talvez apenas reconsiderada. Uma das coisas mais atraentes no poker é o facto de poderes ganhar a alguém com mais skill do que tu. Talvez a mensagem não devesse ser "ganha contra os fishes" mas sim "ganha contra os sharks".

Para que fique claro, eu não tenho nada contra a analogia do fish com o shark no poker. Ela pinta um quadro vivo de como a ecologia é e também pode criar uma brincadeira divertida entre os jogadores.

No entanto, acho que precisamos ser mais sensíveis e respeitadores para com os novos jogadores no jogo e ter cuidado com as palavras que escolhemos para nos referirmos a eles publicamente.

Os jogadores recreativos são a alma do poker, quer jogues o jogo ou trabalhes na indústria do poker. Chamar a atenção para as deficiências dos jogadores nas mesas não é bom para ninguém.

Na verdade, se há coisa que devemos fazer é tratá-los como VIPs em vez de presas.

Por Barry Carter para a PokerStrategy

http://resources.pokerstrategy.com/2012/11/07/bruce.png
Devemos reconsiderar a forma como comercializamos o poker?
Finding Nemo, © Pixar & Walt Disney Studios 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário